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Sua marca está preparada para aparecer nas buscas por voz?

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Sua marca está preparada para aparecer nas buscas por voz?

December 14, 2016

Não importa se você trabalha com SEO ou PPC. Você provavelmente já percebeu uma nova tendência nos seus relatórios de busca: um aumento das pesquisas de cauda mais longa ou com perguntas como frases. Quem é o culpado? As buscas por voz.

Esse tipo de procura é mais fácil do que escrever um texto; isso todo mundo já sabe. A gente consegue se expressar pela fala de forma mais natural do que quando digitamos.

A maioria está atrás de uma maneira rápida de resolver um problema ou um modo mais eficiente de fazer isso ao mesmo tempo em que realiza outras tarefas. E as interfaces de usuário por conversa se encaixam perfeitamente nesse perfil.

Em alguns momentos, queremos pedir a alguém para explicar melhor uma receita enquanto comemos, ou perguntar o caminho para outra pessoa enquanto estamos dirigindo. Ou ainda fazer pesquisas rápidas durante os intervalos comerciais quando estamos de olho em outra tela.

É aí que podemos usar mecanismos de buscas por voz. São também chamados de assistentes digitais pessoais. Dê uma olhada no crescimento das taxas de adesão a essa estratégia, de acordo com pesquisa do Search Engine Land, em dezembro de 2015:

Quase metade dos entrevistados começou a usar buscas por voz no último semestre de 2015

A grande maioria (60,6%) das pessoas entrevistadas disse que começou a adotar as buscas por voz no ano de 2015. Desse número, 41,6% aderiram no segundo semestre. Isso mostra como o recurso tem se tornado popular.

E qual o problema disso?

Há um obstáculo que as marcas estão enfrentando ao se ajustar às buscas por voz. E o maior contratempo, na verdade, é que isso poderá se tornar um problema, porque não estávamos adaptados para essa mudança.

No entanto, você pode começar a se preparar para isso com três etapas simples.

  1. Repense a forma como você aparece nas buscas por voz de marcas

O comediante norte-americano John Oliver, que faz brincadeiras com empresas e pessoas que estão fazendo algo errado, apresentou um relatório com os maiores problemas de identidade trocada em três grandes empresas de crédito dos EUA.

A investigação de Oliver revelou que, pelo menos, 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos enfrentam problemas com questões de crédito por causa de identidades trocadas. No entanto, as maiores empresas do ramo (Equifax, Experian e TransUnion) não têm nenhum sistema para consertar esses erros. E isso causa um grande estrago na vida das pessoas.

E o apresentador fez o seguinte:

Ele sugeriu que seus telespectadores visitassem sites falsos criados por sua equipe, como equifacks.com, experianne.com e tramsonion.com. Isso porque, como ele mesmo disse, seria horrível se essas empresas fossem confundidas com outras falsas.

Ao mesmo tempo em que essa é uma paródia engraçada, nós temos sim que levar em consideração os vários tipos de pronúncia quando o assunto é buscas por voz. Isso porque a margem de erro aqui pode ser enorme.

Imagina fazer buscas por voz dos nomes dessas marcas e aparecer as páginas falsas no lugar? Como se pode ver, isso não funciona bem com a marca dessas empresas de crédito.

Isso pode ser ampliado ainda para nomes de pessoas e outros que não são tão fáceis de soletrar. Nesses casos, os erros precisam ser levados em conta como estratégia de busca.

Quando as marcas têm nomes estrangeiros, isso pode dificultar um pouco mais as coisas. Se você disser Yves Saint Laurent, a marca de bolsa, nos programas Siri e Cortana, dois assistentes pessoais de buscas por voz, os resultados podem ser bem diferentes.

O Cortana funcionou melhor nesse exemplo, enquanto que o Siri não conseguiu identificar direito. Isso significa que as diferentes pronúncias podem mostrar que nem sempre os mecanismos de busca por voz são confiáveis —, pelo menos, não por enquanto.

Os anunciantes precisam se antecipar a essas questões. E resolver esses problemas da busca por voz demanda tempo. Mas é extremamente necessário quando estamos falando de marcas.

O que você pode fazer?

  • Faça buscas por palavras escritas erradas que poderão aparecer quando alguém pronunciar errado sua marca, o nome de um produto ou as principais palavras-chaves.
  • Acrescente-os como um teste para otimização da sua estratégia de palavras-chaves. Mas tenha cuidado ao adicioná-las em um contexto negativo também.
  1. Ajuste para uma linguagem mais natural

Sua marca está preparada para aparecer nas buscas por voz

A linguagem mais natural costuma mostrar mais as intenções de quem fala. Quando você digita uma pesquisa, você usa o linguajar do seu computador. Por exemplo, você escreveria “pacote de férias em Bahamas”.

Mas, quando você faz buscas por voz, costuma usar expressões do dia a dia. Assim, diria: “Quais os pacotes para viagem de férias para as Bahamas em junho?” ou “Quanto custa ir de avião para as Bahamas?”.

Uma das vantagens disso é o grau de especificidade. E é aí que as marcas podem tropeçar.

Se a sua lista nos SERPs para uma dessas consultas específicas for uma página genérica, provavelmente você irá perder cliques e alcance.

Para aumentar suas chances de ser bem-sucedido, tente oferecer resultados de buscas por voz que possam responder melhor a essas questões.

Por exemplo: se você falar: “Quais os pacotes de viagem de férias para as Bahamas em junho?”, encontre na lista de soluções a que você vai preferir.

Certamente, deverá ser algo que tenha maior relevância para você, como um anúncio de agência de viagem que especifique o período em que você quer ir. Portanto: pense sempre como o cliente!

O que você pode fazer?

  • Otimize suas páginas de entrada e leve em conta as buscas com um linguajar mais natural.
  • Como a correspondência ampla nem sempre funciona para a linguagem natural, tente agregar esse tipo de consulta nas suas palavras-chaves dentro de suas campanhas PPC.
  • Selecione palavras-chaves com base no grau de intenção que as buscas revelam. Por exemplo, eu talvez não queira saber “Quem mora nas Bahamas?”
  • Regule as palavras de busca com base no grau de intenção. Isso pode ajudar a garantir o aumento das minhas ofertas de opções em consultas relevantes como: “Quais são os melhores pacotes de viagem para as Bahamas?”
  1. Faça adaptações para assumir o topo das buscas por voz

Certamente, você tem boa visibilidade quando as buscas são feitas pela sua marca ou por perguntas envolvendo diretamente algum produto seu. Mas e em relação às possibilidades de respostas a possíveis questionamentos dos clientes para algo que você também pode oferecer?

Como você sabe, o marketing de conteúdo ajuda a construir a lealdade da marca. E quando falamos de busca por voz, ele também pode ajudar nas consultas de cauda longa. E esse é outro aspecto das buscas por voz que vem se tornando um problema mais crítico.

Como as pesquisas por voz costumam vir no formato de perguntas, os profissionais de marketing podem se beneficiar também da criatividade de informações que as consultas e topo de funil.

Embora não seja um tipo de transação imediata, esse conteúdo poderá ajudar a construir a clientela da sua marca e aumentar seus níveis de engajamento.

O que você pode fazer?

  • Pesquise uma lista com as perguntas mais comuns (FAQs) e relevantes sobre seus produtos. Assim, tente otimizar essas páginas para a versão de busca em linguagem mais natural.
  • Monitore os KPIs extras, assim como as conversões assistidas para PPC, e as microconversões, assim como preenchimento de formulário ou interação de conteúdo.

 

Resumindo, pense nas últimas buscas por voz que você fez. Elas estão ficando mais constantes? Essa é uma ótima oportunidade para alavancar esse tipo de pesquisa, da mesma forma como todos nós estamos tentando adentrar essa indústria.

Quanto mais cedo você começar a fazer essas adaptações, mais vantagem terá. Portanto, essa pode ser uma boa oportunidade para conversar com sua equipe sobre isso.

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