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Será que o Snapchat vai funcionar para empresas?

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Será que o Snapchat vai funcionar para empresas?

May 23, 2016

Recentemente valorizado em mais de 18 bilhões  de dólares e com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente, o Snapchat é sem dúvida o aplicativo do momento – e tudo indica que vai continuar sendo até o final do ano.

Desde a explosão de sua popularidade, ainda em 2015, várias empresas gigantescas, dos mais variados nichos, tem apostado na plataforma como um novo canal de marketing para criar uma comunicação mais direita e imediata com o seu público consumidor.

Especialmente o público adolescente e jovem (18 a 35 anos), que atualmente é o público dominante da plataforma.

Snapchat funciona para empresas

 

Empresas como CNN, Forbes, Gatorade e McDonald`s já firmaram acordos milionários com o Snapchat, e a cada mês mais e mais empresas menores usam o Snapchat para encontrar “o seu lugar a sol” em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Mas, segundo especialistas como Katherine Hays, CEO da Vivoom, nem tudo são flores no universo do Snapchat.

De acordo com a empresária e especialista em marketing, existem alguns problemas sérios com o Snapchat que têm causada certa desconfiança e medo, por parte das empresas, em investir em campanhas voltadas exclusivamente para a plataforma.

O primeiro problema é a violação dos direitos de crianças e adolescentes (principalmente dos EUA), que não permitem que as marcas sejam associadas aos menores de idade sem autorização ou consenso dos responsáveis do mesmo.

Isso significa que se um filtro exclusivo como o que a Gatorade criou recentemente na plataforma for usado por uma menina de 12 anos, por exemplo, em uma foto “excessivamente sensual”, a marca pode sofrer sérias retaliações – tanto da lei quanto do público consumidor.

Por isso não ter controle sobre como as pessoas vão utilizar a marca não é algo que empresas gigantes, como a Gatorade, deseja que aconteça.

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Outro problema, considerado até mais grave do que o primeiro, é o fato da possibilidade dos efeitos negativos que certas campanhas no Snapchat pode desencadear.

Imagine que uma determinada empresa crie uma campanha na plataforma, onde as pessoas poderão usar – livremente – os filtros criados exclusivamente para difundir.

Parece ótimo, certo? Mas e se as pessoas, por alguma razão, começarem a usar este filtro para criticar a marca?

De fato, algo parecido aconteceu com o Starbucks, que é a maior rede de cafés dos Estados Unidos e está presente praticamente em todos os países do mundo.

Em 2015 o Starbucks firmou uma parceria com o Snapchat onde um filtro especial foi criado para divulgar o programa de prêmios que a marca estava operando na época.

Como na mesma época o Starbucks estava envolvido em várias polêmicas envolvendo inclusão social de negros, várias pessoas começaram a usar o filtro como forma de “protesto”, e e alguns dias o filtro tinha se tornado uma ferramenta contra a marca.

E com certeza investir milhões numa campanha que desencadeia uma reação contrária é um pesadelo para qualquer empresa, especialmente empresas como o Starbucks que possui centenas de concorrentes e qualquer impacto negativo resulta em quedas consideráveis na receita final.

 

Starbucks

Isso significa que as empresas devem desistir do Snapchat? Com certeza não.

O exemplo do Starbucks mostra que o Snapchat é sim uma plataforma poderosa, mas que precisa ser usada com cautela e sempre levando em consideração outros aspectos, como mercado e timing.

Com um número gigantesco de usuários ativos e extremamente engajados, o Snapchat promete continuar sendo a plataforma mais direta e sincera para se comunicar com os consumidores nos próximos anos.

Mas como tudo no marketing, ter sucesso no Snapchat é uma questão de conhecer o seu público e saber oferecer o que eles procuram por lá.
Por isso use. Mas use com sabedoria!

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