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Qual a diferença entre um conteúdo patrocinado e um anúncio?

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Qual a diferença entre um conteúdo patrocinado e um anúncio?

July 15, 2016

No mundo da Comunicação e do Marketing, há diversos termos e conceitos, que vão se renovando. E, algumas vezes, se torna difícil saber diferenciar um conteúdo de marcas, Jornalismo de marca, anúncios nativos ou conteúdo patrocinado. Mas é importante saber o uso de cada um deles, principalmente quando você é um profissional da área.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo: O uso de artigos para construir uma relação mais próxima com o consumidor, fornecendo a eles algo que atraia sua atenção e que seja útil.

Simples assim. Ou seja, para que algo se qualifique como Marketing de conteúdo, o foco deve estar no cliente. E isso precisa agregar valor a ele. Muita gente acha que está fazendo esse tipo de conteúdo, quando, na verdade, produziu apenas um longo anúncio em formato de artigo.

Diferenças entre os conceitos:

A maioria dos termos usados hoje em dia são muito confusos até para quem atua na área. Mas existem algumas formas de tentar encontrar um sentido para essas expressões:

Conteúdo de marca: Sinônimo para Marketing de conteúdo.

Jornalismo de marca: Um termo bem confuso designado especialmente para confundir os especialistas. É usado, incorretamente, por muitas marcas que querem começar um blog para brincar de serem jornalistas.

Essa expressão deveria ser usada restritamente para marcas que patrocinam editorialmente Jornalismo independente. Portanto, atualmente, o Jornalismo de marcas não existe exatamente.

Anúncio Nativo: Um termo generalista para anúncios que refletem o ambiente onde eles aparecem. Os anúncios de busca no Google são os avós desses, e aqueles encontrados dentro do Facebook, por exemplo, são o tipo mais lucrativo de anúncio nativo hoje.

Conteúdo patrocinado: Na indústria da mídia, os anúncios nativos são considerados sinônimos dos conteúdos patrocinados. No entanto, os dois termos não têm o mesmo significado.

Os conteúdos patrocinados são apenas um dos tipos de anúncios nativos — os artigos patrocinados por marcas e vídeos que aparecem nos sites e plataformas sociais de editoras e outros que tenham grande poder de influência.

Um exemplo é essa lista do BuzzFeed com 12 tweets sobre estar com fome, que foi patrocinada pela Wendy’s. Ela pode ser considerada tanta conteúdo patrocinado quanto anúncio nativo.

Mas isso não acontece nos anúncios de busca quando você está procurando por algo no Google. Se você digitar “passagens aéreas”, por exemplo, aparecerão diversas opções. Isso se chama anúncio nativo, mas não é conteúdo patrocinado.

A primeira coisa a se fazer é pensar se vale mesmo a pena investir em novos canais de mídia. Saltar às cegas em um grande novo negócio é uma maneira fácil de você sair do mercado.

Como vender novos canais de mídias sociais

ben-lererJoe Lazauskas conta, por exemplo, que seu primeiro trabalho editorial fora da faculdade foi como editor de mídias sociais da Babble, uma revista norte-americana para pais hipster.

Depois que eles conseguiram viralizar no Google com 40 posts de blog sobre Casamento Real (“Bolos de casamento de noivado real: sete versões que você precisa experimentar!”), o tráfego de visitas aumentou absurdamente. E isso espantou o editor do site. Foi aí que decidiram marcar presença no Tumblr.

O problema era que as únicas mães no Tumblr naquela época eram adolescentes canadenses, que não eram o público-alvo da Babble. Eles tentaram construir uma estratégia no Tumblr, mas foi apenas perda de tempo. Por isso, é tão importante fazer uma pesquisa antes e estudar cada rede.

Faça uma busca preliminar: Para começar, perceba o tipo de conteúdo. Você está recebendo compartilhamento e um bom tráfego nas redes sociais no qual não está ativo? Esses dados podem ser um bom parâmetro para tentar arriscar novos passos. Além disso, avalie o site que você deseja começar a participar.

Tente usar ferramentas como BuzzSumo and SimplyMeasured para verificar onde esses conteúdos são compartilhados. E de onde vem o ponto de referência para chegar até ele. É uma boa forma de convencer o chefe tanto do lado positivo quanto do negativo.

Snapchat pode pregar uma peça. Pela natureza mais íntima dessa rede, não é possível fazer uma análise apropriada como acontece com outros sites. Isso significa que você terá que confiar em provas não muito confiáveis.

Portanto, a melhor forma de começar algo é pesquisar entre os casos de pessoas e empresas que estão conseguindo alcançar o mesmo público que você deseja em determinada rede social. Conte suas histórias.

Orçamento: quantidade x qualidade08

Na dúvida, fique com os dois. Mas isso tudo vai depender de sua disponibilidade de tempo e dinheiro. Então, valem as seguintes regras:

  1. Nunca produza conteúdo medíocre. Publicar algo simplesmente por publicar é jogar dinheiro no lixo. Não ajuda a construir marca nem para pesquisa. Portanto, invista na qualidade.
  2. O número de postagens deve ser suficiente para que seu público te acompanhe. Você só consegue alcançar seu público-alvo se publicar uma quantidade que o faça voltar ao seu canal. E talvez a melhor maneira de fazer isso seja a newsletter por e-mail.

Isso não significa que você terá que publicar algo todo dia, especialmente se seu conteúdo for bom. Muitos sites conseguem milhões de seguidores com apenas poucas novidades por mês. Isso porque investiram em melhorar a qualidade do trabalho. No entanto, quando você já tiver muita gente fiel, poderá passar para outra fase.

A ideia é que a produção de conteúdo siga passos diferentes dependendo de cada fase. No início, por exemplo, pode ser uma produção ou duas por mês. Depois, quando o negócio estiver caminhando, já é possível aumentar para uma frequência semanal. Por ultimo, em uma fase mais madura, já é possível produzir algo diário.

Portanto, mais importante do que definir um tipo de conteúdo como anúncio ou patrocinado, está no seu conteúdo e no foco no consumidor final. E, para isso, é preciso que a qualidade dessa produção seja mantida. Só assim ele pode sentir que você está realmente falando com ele. E isso faz toda a diferença em um negócio.

 

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