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Você tem um calendário editorial para sua empresa?

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Você tem um calendário editorial para sua empresa?

July 27, 2016

Ter tudo sobre controle é um dos grandes desafios da indústria de Marketing atualmente. Não importa se você é experiente ou se é realmente bom no que faz. Há sempre um jeito melhor de realizar suas tarefas diárias: ferramentas, técnicas, inovações. Isso tudo ajuda a poupar tempo, esforço e aumenta a possibilidade de sucesso. A palavra do momento é reinvenção.

E um dos maiores aliados dos profissionais de Marketing na atualidade é o calendário editorial. Essa ferramenta vem se modificando ao longo dos anos desde uma simples planilha para acompanhar o que foi publicado até um componente essencial de gestão de toda a organização de um programa de Marketing de conteúdo de uma empresa.

Algumas dicas podem te ajudar a ficar por dentro de tudo o que os calendários editoriais podem fazer pela sua empresa. E isso pode contribuir bastante, principalmente para o trabalho de Marketing de conteúdo. Essas sugestões valem para aqueles que querem começar um sistema do zero, mas também para quem quer calendários mais eficientes e robustos.

  1. O básico

Comece delineando as informações sobre a estratégia de Marketing de conteúdo em que seu trabalho é baseado. Ao responder às questões a seguir, você conseguirá acompanhar esse desenvolvimento em seu calendário. Isso também te ajudará a focar nos seus objetivos conforme for planejando a criação de conteúdo.

  • Para quem você está criando conteúdo? Sempre tenha em mente qual seu público-alvo. Quando for criar seu calendário, isso será essencial para planejar como entregar um conteúdo baseado nas necessidades desse consumidor.
  • Por que você está criando conteúdo? Você quer gerar leads? Aumentar seus líderes de opinião? Atrair participantes para seus eventos? Sua missão e seus objetivos com o Marketing de conteúdo vão impactar naquilo que você publica, onde e como isso será disponibilizado também.

Dica Extra: Aprenda a ter metas palpáveis com a técnica S.M.A.R.T.

  • Quais as habilidades e recursos que tem ao seu alcance? Não importa que você tenha uma equipe interna e dedicada de redatores e outros profissionais multimídia, uma indústria estável com diversas vantagens que compartilha suas reflexões, ou apenas seja um executivo relutante, mas habilidoso que precisa da criação de alguns conteúdos sérios. Os formatos, frequência e demais dados de fluxo de trabalho que você acompanhará no calendário vão depender mais de quem está escrevendo e da sua experiência no assunto.
  • Como você pode alavancar os resultados? As necessidades do seu negócio podem ser supridas com o conteúdo que você cria? Quais são as lacunas entre os esforços para criação do seu conteúdo e o dos seus concorrentes? Existem eventos anuais que possam relacionar seu conteúdo para potenciais expositores? Saber onde você pode exercer um papel de liderança para atrair a atenção do seu público pode te ajudar a preencher seu calendário editorial com conteúdo de impacto. Com isso, você consegue alcançar suas metas.
  1. Organizando o calendáriopreview

Existem diversas ferramentas no mercado que oferecem uma ampla variedade de recursos de calendário. Além disso, algumas soluções de conteúdo colaborativo têm ferramentas integradas que podem contribuir com os processos editoriais de gestão de equipes de Marketing.

Um exemplo disso é o que diz a criadora do MyBlogU.com, Ann Smarty. De acordo com ela, o site utiliza o Trello, uma ferramenta de gestão colaborativa gratuita que a ajuda na tarefa de listar ideias de conteúdos, a estabelecer prazos, e lembra seus colaboradores quando um prazo está para vencer.

No entanto, se você não trabalha com um sistema empresarial, outra solução é uma planilha simples de Excel ou um Google Sheet. Essas duas ferramentas são mais simples, mas, ao mesmo tempo, ajudam a acompanhar o progresso do seu processo editorial.

Obviamente, a forma como você planeja, compartilha e acessa seu calendário editorial estará diretamente ligada às suas metas particulares de Marketing e de recursos disponíveis. Mas, de forma bem básica, seu calendário editorial precisará incluir os seguintes campos:

  • A data em que esse conteúdo será publicado
  • O tópico ou pauta desse material
  • O autor do conteúdo
  • O dono do conteúdo – por exemplo, quem está responsável por verificar se o conteúdo segue os padrões ideais para publicação e promoção
  • O atual status do conteúdo (atualizado de acordo com seu ciclo de publicação)

Dependendo dos objetivos específicos da empresa, o fluxo de trabalho da sia equipe de conteúdo, os formatos e plataformas com as quais você planeja trabalhar, e o volume de conteúdo produzido, ainda há outros elementos que podem ser gerenciados em longo prazo:

  • OS canais onde seu conteúdo será publicado: Isso pode incluir apenas seus próprios canais (como blogs, páginas do Facebook, website, canal no YouTube, e-mail newsletters), ou pode ser ainda ampliado para os canais pagos.
  • Formatos de conteúdo: É um post para blog? Um vídeo? Um podcast? Um infográfico? Uma imagem original? Para ganhar mais alcance no conteúdo que você está criando, outro ponto a ser considerado é a elaboração de uma nova proposta que agregue outros formatos. Portanto, será útil muito se você mantiver abas com os tipos de recursos que você tem ao seu dispor desde o início.
  • Visual: Quando estamos falando de recursos, é importante que você NÃO subestime a importância dos elementos visuais. E isso vale tanto para potencial de compartilhamento quanto para reconhecimento de marca no geral. Portanto, é bom detalhar esses elementos e incluí-los nos seus conteúdos, tais como imagens, logos, ilustrações, tabelas. Isso tornará mais fácil a tarefa de garantir que seu trabalho tenha uma identidade de marca coerente, assim como uma assinatura registrada.
  • Categorias de tópicos: Isso pode contribuir para que você consiga realizar buscar de maneira mais fácil no seu calendário quando você estiver procurando os tipos de tópicos que precisar, especialmente se a quantidade deles for grande. Essa ideia se aplica tanto para os que você já produziu quanto para aqueles que ainda estão nos seus planos.
  • Palavras-chave e outros metadados, tais como meta descrições e títulos de SEO (se eles forem diferentes dos tópicos). Isso ajudará a alinhar seus esforços de SEO com a criação de conteúdo.
  • URLs: Essa informação pode ser arquivada como uma maneira simples de manter seus conteúdos online atualizados. É também uma ótima forma de ter isso registrado para colocar como link naqueles materiais mais recentes que você criar.
  • Chamar para a ação: Ajuda a garantir que cada conteúdo criado esteja alinhado com os objetivos de Marketing de sua empresa.
  1. Manter seu calendário preenchido e direcionado

Uma das partes mais desafiadoras de construir um calendário editorial é se assegurar de que tenha ideias relevantes suficientes para preencher o cronograma. Então, os campos que você estabelecer na sua planilha podem variar de acordo com a necessidade, mas o ideal é que você registre:

  • A ideia do tópico
  • O responsável pela ideia
  • As categorias / palavras-chave alvo para cada conteúdo que você pretende mapear
  • Quem poderia ser o autor disponível/qualificado para esse material
  • Uma projeção de quando esse material será publicado

É possível ainda registrar diferentes tipos de ideias em abas separadas da planilha, tais como:

  • Conteúdos essenciais existentes que podem ser usados para chamar a atenção em novos materiais de conteúdo
  • Ideias para conteúdo que podem ser transformadas em vários outros conteúdos
  • Conteúdos que podem ser resumidos e compilados

Mais formas de usar calendários editoriais05

Calendários editoriais podem ser úteis para um conjunto de tarefas de Marketing de conteúdo além do acompanhamento básico dos esforços de sua equipe de conteúdo ou do gerenciamento de seu fluxo de trabalho de publicações. Por exemplo:

  • Eles podem ser usados para ajudar a guiar clientes por meio de ciclos de compra complexos.
  • Eles podem ser usados para gerenciar processos de escalas de Marketing de conteúdo para uso em diferentes regiões geográficas.
  • Eles podem ser usados para alinhar todos os esforços relacionados ao conteúdo das várias equipes que funcionam em uma empresa.

Assim, você pode compartilhar seu calendário de conteúdo com seu departamento de vendas, de Marketing, RH, relações públicas, ou outros. Isso fará com que seja mais fácil para eles entenderem seu trabalho.– e para alertá-los quando estiverem envolvidos em  algum evento que possa inspirar novas ideias de conteúdo.

Como pode-se ver, existem infinitas possibilidades quando o assunto é calendário editorial. Ele pode ser usado para organizar sua estratégia de Marketing de conteúdo e direcioná-la para o lado certo. Essas dicas podem ser essenciais para quem lida com esse setor. Não deixe de compartilhar e comentar caso tenha alguma dúvida.

 

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