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O valor do engajamento nas redes sociais

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O valor do engajamento nas redes sociais

September 28, 2016

As redes sociais são uma importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços de uma empresa. Disso ninguém duvida. Porém, é necessário pensar que esse canal de comunicação também pode fortalecer o engajamento entre uma corporação e o seu público-alvo. Isso não se restringe somente a uma pessoa curtir uma página no Facebook, a seguir uma empresa no Twitter e a marcar um post como favorito.

Na verdade, o engajamento é essencial para construir um relacionamento positivo com o consumidor que vai ter liberdade para expressar a opinião com críticas construtivas e com sugestões que podem ser aproveitadas para melhorar os serviços.

Logicamente, não é fácil conseguir o engajamento nas redes sociais. É preciso não apenas ter boa vontade e criatividade, mas também respeitar o público-alvo, elaborando respostas adequadas e mantendo um alto padrão de atendimento.

Para você entender como o funciona o engajamento, vamos abordá-lo em sete níveis.

Atenção

O valor do engajamento nas redes sociais

O usuário acompanha constantemente as atualizações da página da empresa, mas procura apenas ficar informado sobre os serviços, sem buscar nenhum tipo de interação. De acordo com pesquisas, a maioria dos internautas possui esse tipo de comportamento. Isso pode acontecer por desconhecimento sobre um assunto ou por receio de receber alguma crítica.

Apreciação

O usuário mostra uma maior afinidade com o conteúdo, curtindo a publicação. Percebe-se que há uma maior concordância com as informações divulgadas. Mesmo assim, o engajamento não é suficiente para fazer com que o internauta expresse a sua opinião por meio de comentários. Isso acontece por falta de confiança em defender o que pensa e também pelo temor de ser repreendido por outros usuários.

Compartilhamento

É uma fase em que o engajamento começa a ficar mais evidente. O internauta gostou muito do conteúdo divulgado e acredita que a rede de contatos dele terá a mesma postura. Caso o usuário coloque a opinião no post compartilhado, é possível concluir que a publicação teve uma repercussão fora da página da empresa. Dessa maneira, o conteúdo pode viralizar e alcançar mais pessoas.

Opinião

O valor do engajamento nas redes sociais

É um estágio bastante interessante de envolvimento do usuário com a sua marca. Agora, ele está mais disposto a expressar as opiniões e deixar comentários. Nesse situação, a empresa deve ter maturidade para receber críticas e dúvidas. É fundamental responder a todos e manter o diálogo em alto nível.

Contribuição

É uma fase positiva para a empresa, caso saiba ter uma boa relação com o internauta. O usuário começa a fazer o próprio conteúdo e quer compartilhar com a organização com a intenção de fortalecer a marca. Esse tipo de ação é feita por aqueles que têm um bom conhecimento sobre o assunto relacionado com a empresa. Não tenha dúvida de que esse fã merece uma atenção especial.

Animação

Nessa situação, tenha a certeza de que o internauta está bastante envolvido com os objetivos da sua empresa. Uma prova disso é que o usuário promove conversa sobre as iniciativas da sua organização com outras pessoas.

Advocacia

É o último estágio de relação do cliente com a sua marca. Nele, o fã está totalmente em harmonia com a marca, em qualquer situação. Para fazer com que uma pessoa tenha esse nível de engajamento com uma corporação, é preciso cativá-lo tanto no mundo real quanto no digital. É necessário envolvê-lo em ações de responsabilidade social e ambiental.

Dicas

Com certeza, conhecer os níveis de engajamento já te ajuda a fazer uma estratégia para ter sucesso nas redes sociais. Mesmo assim, é interessante ter consciência de como é possível envolver o público-alvo e conquistá-lo de forma consistente.

Uma passo para conseguir esse objetivo é conhecer os seus seguidores, tendo uma visão ampla sobre as suas preferências. Dessa maneira, fica mais fácil produzir um conteúdo de qualidade. Não basta colocar fotos bonitas, anunciando um novo produto. Procure convencer o internauta do que está sendo oferecido vai trazer benefícios para ele.

Para fazer isso, é fundamental ser criativo e ter bom gosto. Ou seja, é preciso sair do lugar comum. É interessante pensar se o conteúdo a ser apresentado realmente vai engajar o cliente e fazê-lo a ter simpatia por sua marca.

Logicamente, você não pode esquecer de ter um bom diálogo. Deixar um cliente sem resposta ou responder de maneira inadequada é literalmente um tiro no pé. Respeitar o consumidor é sempre um bom negócio.

Tenha em mente que engajar é um passo importante para conquistar a confiança dos fãs de uma marca.

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