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O seu blog ou site traz uma boa experiência para as pessoas?

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O seu blog ou site traz uma boa experiência para as pessoas?

December 9, 2016

Sabe quando você chega à casa de alguém e se sente bem acolhido e recebido? É essa certamente a sensação que você quer as pessoas sintam quando elas acessarem seu blog. Isso se chama experiência do usuário e costuma ser uma das vantagens para o seu Marketing de conteúdo.

Uma dos pontos essenciais para que o usuário tenha uma experiência desse gênero é corresponder às expectativas do consumidor, sem ser invasivo e incômodo. Depois, vem a simplicidade e a elegância para produzir algo que ele aproveite.

Garantir que o acesso ao seu blog seja algo agradável é uma questão primordial. Quando você visita um site com o qual se identifica, é bem provável que volte a acessá-lo. Já quando não gostou de algo, fica mais difícil manter um vínculo. Basta pensar na própria experiência.

Primeiro contato é essencial. Um estudo realizado pela econsultancy revelou que 88% dos consumidores entrevistados não costumavam voltar para um site depois de uma experiência ruim.

Em um blog, isso pode significar desde aspectos estéticos e de design até questões de conteúdo e organização dos elementos da página. Para identificar esses possíveis problemas, basta pensar sobre o que te incomoda quando você entra em um site.

Abaixo, damos algumas ideias do que pode acabar tornando a experiência negativa:

  •         Mensagens de pop-up;
  •         Não conseguir identificar de maneira fácil como alternar as páginas;
  •         Ter problemas para encontrar mais informações sobre o tópico, site ou autor;
  •         Textos com cores muito claras, que são difíceis de ler;
  •         Vídeos e áudios que começam a tocar automaticamente;
  •         Conteúdo por meio de slides, que te forçam a ficar clicando para ler todo o conteúdo;
  •         Links com problemas;
  •         Parágrafos longos, sem pausas, listas ou imagens;
  •         Barras laterais cheias de anúncios e outros links mais chamativos que o texto

Dicas de experiência de usuário do blog de hospital no topo da lista dos mais visitados na América:

Alguns fatores podem ter determinado o sucesso da experiência positiva de usuários com o Blog Health Essentials. É o que aponta a diretora de Marketing de conteúdo do Cleveland Clinic, Amanda Todorovich. De acordo com ela, são cinco os elementos-chave para garantir esse retorno ao leitor:

  1. Design responsivo – De acordo com Todorovich, ter um design responsivo pode ter sido uma das receitas para o sucesso. No último ano, o blog da clínica lançou melhorias nessa questão e, desde, então, o retorno tem sido mais positivo. Design responsivo é o que costuma se adaptar ao aparelho e tela do usuário. Uma pesquisa do Google revelou que 48% dos entrevistados apontaram que, se um site não funciona bem nos smartphones deles, a sensação é de que a empresa não teve a devida preocupação com seu negócio.
  2. Navegação com foco no usuário – A navegação, segundo a diretora de Marketing, não deve ser baseada em como a empresa está estruturada, mas em como as pessoas buscam pelos tópicos. Você pode comparar as opções de navegação do seu blog com a forma como as mercearias ajudam os clientes a buscar aquilo que eles precisam.
  3. Mindset de mídia – A equipe de Marketing de conteúdo do Cleveland Clinic estudou como outros sites de mídia são organizados. Mesmo que você produza muitos posts novos por semana, como o Cleveland Clinic ou esteja ainda no início, os grandes veículos de mídia online podem ser grandes exemplos de como gerenciar uma biblioteca com tanto conteúdo.
  4. Busca funcional– É fácil para seus visitantes acharem seu site? A grande lição para facilitar a busca do site é que ele seja simples. Certifique-se de que a localição também seja intuitiva. Busca não é uma área que depende de muita esperteza ou criatividade. Ela precisa funcionar bem e ser prática. É isso que a equipe do site Health Essentials fez. Existe atualmente uma busca específica para o blog e outra para o site do Cleveland Clinic . E isso foi feito simplesmente usando algumas funções básicas do WordPress para substituir uma ferramenta mais complexa que era usada antes.
  5. Limpeza de categorias e tags – As categorias e tags de um site precisam ser úteis e expressivas. Essa área mostra aos leitores quais são suas áreas de atuação essenciais, e os ajuda a encontrar o que eles precisam. Se você usa uma a mesma linguagem que os seus possíveis clientes, eles te encontrarão de maneira mais fácil.

O que faz com que seus leitores se lembrem do seu blog?

O seu blog ou site traz uma boa experiência para as pessoas

Já o responsável pelo design da Mashable’s UX Magazine, Koen Claes, tem uma ideia diferente sobre a experiência de usuário. Para ele, o design deve ter a função de criar memórias.

O designer aponta uma diferença entre a experiência em si de quem lê o post no post, e a nossa lembrança, que vai ser importante para ajudar na decisão de voltar ou não ou de recomendá-lo a alguém.

Segundo Claes, o foco deve ser manter a conexão emocional e contar histórias tentando ao mesmo tempo se relacionar com a lembrança do visitante e criar experiências que sejam memoráveis.

 

Portanto, lembre-se que mesmo que seu conteúdo seja incrível, se seus leitores tiverem uma experiência pobre, eles não vão lembrar, compartilhar e muito menos voltar ao seu blog.

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