Image

QUICK CONTACT

O que os brasileiros preferem: loja física ou virtual?

Image

O que os brasileiros preferem: loja física ou virtual?

October 4, 2016

A Internet começou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros a partir de 1995. Na época, o acesso era por linha discada. Com a evolução tecnológica, é possível conectar-se à rede mundial de computadores por meio de dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros).

O que a facilidade do acesso à Internet tem relação com a pergunta do título do texto? Com a possibilidade de acessar sites de lojas de qualquer lugar, os brasileiros estão fazendo compras com cada vez mais frequência na modalidade virtual.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, 87% dos consumidores do País optam por fazer compras pela rede mundial de computadores. O estudo indica que 9% dos entrevistados apenas fazem compras em lojas físicas. Dos que participaram do levantamento, 4% dizem que compram somente pela Internet.

Comportamento

Há diversos fatores que podem explicar o porquê de a Web estar sendo cada vez mais utilizada pelos brasileiros para fazer compras. Um deles é a praticidade que consiste na possibilidade de adquirir um produto na hora que quiser e sem a necessidade de sair de casa.

Também não podemos deixar de citar a comodidade. Fazer a compra sentado num sofá é um conforto bastante interessante. Ficar numa fila de loja para efetivar uma compra e esperar pela boa vontade do vendedor são testes bem intensos para a paciência de qualquer pessoa.

Outro aspecto interessante é a chance de comprar o produto que desejar sem ninguém dar palpite ou saber o que está adquirindo, o que podemos chamar de privacidade. Na loja virtual, é possível, por exemplo, comprar uma fantasia de carnaval sem ter nenhum tipo de constrangimento. Obviamente, isso deixa o internauta muito mais à vontade para consumir.

Seria um grande erro se não mencionássemos que a Internet possibilita ter acesso a uma variedade de produtos para a compra, em fração de segundos. Mesmo num shopping center, é preciso se deslocar razoavelmente para adquirir mercadorias de vários tipos, como roupas, computadores, livros, joias, entre outras.

Na loja virtual, a possibilidade de o internauta ter problemas com a falta de um determinado produto num estoque é bem menor. Provavelmente, você já foi a alguma loja física e deve ter ouvido do vendedor que determinada mercadoria só está disponível para compra pela Internet.

Com certeza, seria um pecado esquecer de um benefício que as lojas online proporcionam para o consumidor: preço mais acessível. Normalmente, os produtos oferecidos por uma empresa estão mais em conta na Internet do que numa loja física. Na Web, o cliente também possui mais facilidade de ter acesso a promoções, o que é uma mão na roda para economizar.

Cuidado

O que os brasileiros preferem: loja física ou virtual?Não tenha dúvida de que comprar pela Internet tem várias vantagens. Contudo, é necessário ter cuidado para o barato não sair caro ou exigir muito de sua paciência. Um dos fatores que afetam os consumidores é o prazo de entrega de uma mercadoria adquirida numa loja virtual.

Dependendo do caso, o produto demora mais do que o normal para ser entregue ou nem está no estoque da loja. Antes de fazer a compra, confira se o site da empresa possui uma boa reputação no mercado e não apresenta um índice elevado de reclamações.

É preciso também verificar que tipo de produto vai comprar numa loja virtual. Imagine que você está querendo adquirir um tênis do tamanho 38. A mercadoria chega no tamanho indicado, mas não fica confortável nos seus pés.  Nesse caso, deve ser feita a troca, porém a loja não fica perto da sua casa e nem na sua cidade. Ou seja, uma dor de cabeça que seria evitada se o produto fosse adquirido numa loja física, onde é possível experimentar o tênis.

Resposta

O que os brasileiros preferem: loja física ou virtual?

O que os brasileiros preferem: loja física ou virtual? Se consideramos que a sociedade está cada vez mais conectada à rede mundial de computadores, a resposta para essa pergunta é a preferência para as lojas que possuem um site na Internet.

Isso porque a comodidade, a variedade de opções, a privacidade e a possibilidade de comprar por um preço mais em conta fazem com que os consumidores tenham cada vez mais vontade de fazer compras pela Web.

Inegavelmente, adquirir produtos com a ajuda da tecnologia é um bom negócio, desde que haja cautela e uma boa pesquisa.

Quer ter mais resultados digitais?

Nós somos uma equipe multidisciplinar, aprendemos nos últimos anos como criar impacto em diversos negócios utilizando a tecnologia e meios digitais, cada cliente é importante para nós e gostamos de obter resultados que surpreender nossos clientes gerando ainda mais negócios online.

Entre em contato
b5b8620b9fe20944b1dc456650ea70a2ZZZZZZZ