Nosso Blog

7 coisas que seu site deve ter para ser um sucesso na web

A cada dia cresce o número de pessoas acessando a Internet. Com isso, quem produz um site busca conquistar uma fatia desse público. Mas nem sempre é uma tarefa fácil. Até porque não existe uma receita de bolo para ser um sucesso na web.

E não há somente um tipo de página ideal na Internet. Isso vai variar muito do conteúdo, estilo, foco do site e de muitos outros aspectos. Mas, ao analisar de perto a maioria daqueles que se destacam, é possível perceber alguns recursos que mantêm em comum.

Para se dizer que um site é bem-sucedido, por exemplo, ele precisará atrair um público de qualidade e reter sua atenção. E grande parte da fórmula para conseguir isso está no conteúdo. Mas isso sozinho não é suficiente, uma boa apresentação e a divulgação adequada irão fazer diferença.

Por isso, neste post, vamos apresentar os sete elementos básicos que todo site deve ter para ser bem acessado na Internet Vamos ver de perto quais são esses mecanismos e como eles devem ser usados para alcançar seu objetivo.

1) Conteúdo

Não importa se seu site é uma página de negócios ou pessoal. Seus visitantes vão precisar de uma razão para estarem ali. E a primeira pergunta que todo mundo se faz quando acessa algo pela Internet é o que tem de interessante por aqui?”.

Isso significa que o site precisará ter algo a oferecer. E isso pode incluir uma lista enorme de assuntos, serviços ou respostas para algumas questões que um visitante se faça. Os mais comuns são:

Informação: Coisas de utilidade, como um quadro de avisos, uma ferramenta de busca, um diretório ou pasta, entre outros: Entretenimento: Conselhos Ajuda com algum problema: Oportunidades para interagir com outras pessoas que tenham interesses em comum: “Linkar” sites úteis. A primeira regra ao se pensar é que um site de sucesso deve ser útil. Portanto, não pode faltar.

Informação que seja proveitosa para seus visitantes algo que seja único (que, por exemplo, não esteja disponível em outro lugar ou que seja difícil de encontrar); Atualização constante para manter o conhecimento sempre recente:

2) Aparência geral

É importante saber que a página principal será como letreiro ou a frente da sua loja. Ela precisa impressionar os visitantes à primeira vista. E aqui estão alguns fatores que ela não pode deixar de ter para chamar a atenção:

Organização: Sem muitos elementos que “poluam” a página Profissionalismo: Charme e encanto Você não precisa preencher cada cantinho em branco com informação. Essas lacunas são essenciais para garantir um visual mais “clean”. Em vez de cobrir completamente, esforce-se em desobstruir seu site.

Livre-se daquilo que possa distrair seu visitante. Nessa lista, temos luzes piscantes, animações, muitas cores, menus suspensos, gráficos e outros. Evite ser como aquela loja que toca música alta e frenética. Seus níveis de estresse aumentam e você só quer dar o fora de lá o mais rapidamente possível!

3) Velocidade de acesso

Hoje em dia, estamos cada vez mais impacientes. Não queremos esperar mais de 20 segundos para decidir se um site vale ou não a pena. Se o visitante tiver que ficar olhando para uma mesma tela que vai carregando lentamente várias imagens, ele certamente vai dar adeus e nunca mais voltará.

Portanto, é essencial assegurar que pelo menos a página principal do site seja o mais simples e ágil possível. Isso significa nada de gráficos e parafernálias piscando e aparecendo aos poucos.

Lembre sempre que sua página é como um letreiro ou um outdoor. Quando você está dirigindo, dentro de um carro, não há tempo de ficar lendo os detalhes ou ficar admirando as fotos. É preciso ter uma impressão imediata.

4) Layout adequado

O layout do seu site deverá contribuir para a imagem que você deseja passar. Se essa for uma página de negócios, por exemplo, nada de colocar desenhos espalhafatosos. Mas, caso o assunto principal sejam jogos, não haverá problema.

A questão é ter uma identidade própria. E não fugir dela, é claro. A parte gráfica também é importante para isso. Isso, no entanto, está muito ligado ao tempo de carregamento das páginas. Uma regra para melhorar a rapidez é manter o tamanho de cada uma delas em um tamanho de cerca de 50 Kb.

As imagens também não podem ultrapassar tanto os 8Kb. Cada 5Kb extra irá adicionar em torno de um segundo ao tempo que a página leva para carregar. Caso estiver em dúvida, poderá clicar na imagem com o botão direito e verificar seu tamanho na opção “Propriedades”

Cor é um aspecto essencial:

Com efeito direto nas nossas emoções, as cores fazem toda a diferença em um site. O vermelho e o laranja, por exemplo, são estimulantes e fazem aumentar os batimentos cardíacos. Já o azul e o verde têm efeito mais tranquilizante. O amarelo por lembrar o sol, é considerada uma cor vibrante

Por isso, é preciso considerar o efeito que se deseja criar na hora de escolher a melhor cor. Além disso, nos países ocidentais, como os americanos e europeus, o olhar sempre vai da parte de cima e esquerda da página para baixo na direita. E isso deve ser levado em conta.

Cuidados ao posicionar os elementos:

As imagens também precisam de certo cuidado ao serem posicionadas. Prefira apontá-las em direção à parte mais importante da página. Por exemplo: se colocar uma foto no canto superior esquerdo, certifique-se de que ela esteja virada para dentro, remetendo ao meio do site.

Isso se aplica também a rostos. Eles devem estar sempre olhando para o centro da página. Carros, rodovias, gravitas e outros elementos são a mesma coisa: voltados para a parte de dentro, num movimento de cima para baixo.

5) Legibilidade do texto

Além de você ter o cuidado de manter o texto sem erros, existe outro fator que não deve passar despercebido. Como já dito, seu site é como um letreiro. Por isso, é preciso ter cuidado em manter o tamanho das letras e os espaços em branco entre as palavras, frases e parágrafos

Fundos mais escuros dão a impressão de que há um espaço menor. E também garantem um efeito mais depressivo para o humor. Já os coloridos podem dificultar a leitura – roxo, laranja e vermelho ainda incomodam a visão

A cor do texto também deve ser levada em conta. Ainda mais porque as cores variam de um dispositivo para outro, né? Às vezes, algo que parece ótimo no seu computador pode ficar invisível em outro lugar.

Textos divididos em colunas, como nos jornais, também são mais fáceis de ler. Se possível, faça isso para que o leitor sinta mais conforto na hora de acessar seu conteúdo.

6) Fontes escolhidas

Embora esse seja um mecanismo essencial para dar mais legibilidade ao texto, ele merece uma atenção especial e separada. A fonte torna a leitura mais simples. Portanto, escolha bem se será uma Arial, Garamond, Courier ou Times New Roman.

Além disso, as fontes mais trabalhadas são ótimas para os títulos, mas não para o restante do texto. Algumas delas cansam a vista em poucos segundos. E certamente irão levar seu visitante a sair de sua página.

Também mantenha um mesmo padrão de fontes. Se for usar algo diferente para os títulos, como uma letra maior, negrito ou itálico, certifique-se de que todos eles sejam iguais. O mesmo vale para os subtítulos. Assim, o leitor consegue distingui-los mais facilmente.

Uma forma de atrair a atenção do leitor para determinados pontos dos textos e destacando-as. Para isso, você pode usar negrito ou até mudar a cor. Mas, se for escolher colorir o conteúdo, lembre-se sempre que alguns tons podem ser difíceis de ler.

7) Navegação mais simples.

Outro ponto importante de um site é a navegação. E para alguns especialistas no assunto, essa parte é crucial. Não importa o quanto um layout seja bom ou quanta informação útil uma página tenha, se não há um esquema eficiente para navegar por ela.

Do contrário, os visitantes ficarão confusos e irão embora na primeira tentativa. É preciso algo simples e lógico que possa aumentar sua “taxa de conversão”, ou seja, para que eles retornem e virem clientes.

E esse é um dos aspectos do design com efeito direito na base do site. Para um bom esquema de navegação, é necessário que as pessoas saibam exatamente o que tem disponível no site: Ajudá-las a chegar à seção que precisam de maneira rápida e precisa facilitar que o público solicite outras informações. Para isso, é preciso uma barra de navegação bem estruturada. E, de preferência, ela deve ficar do lado esquerdo e rolar para baixo. Mas também é possível colocá-la no topo. Existem duas razões para isso:

1) Os ocidentais estão acostumados a ler da esquerda para a direita e de cima para baixo:

2) As barras de navegação dos sites tendem a ficar do lado esquerdo.

Em uma página longa, também é uma boa ideia ter uma breve barra de navegação ao final. Em alguns casos, se tiver apenas as opções de página principal” e “voltar ao topo” já é suficiente.

O importante é encontrar um sistema que funcione bem para cada tipo de site. Depois que definir o padrão, basta replicá-lo em cada página. Assim, os visitantes saberão onde buscar as informações.

Por fim…

De uma forma resumida, esses foram os sete elementos que não podem faltar em um site de sucesso. Embora nem sempre seja fácil colocá-los em prática, um web designer profissional já pode dar algumas dicas.

E, principalmente para quem tem um negócio de e-commerce, um bom site pode fazer toda a diferença. Então, basta investir mais tempo e recursos para alcançar esse objetivo. Isso certamente vai representar mais ganhos no fim das contas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!