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Marketing Digital: por onde começar?

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Marketing Digital: por onde começar?

November 30, 2016

Nunca foi tão lucrativo investir no marketing digital como atualmente. Isso porque a economia virtual, especialmente a online, tem crescido dez vezes mais do que o mercado tradicional, como apontam estudos. E isso deve gerar quase um milhão de vagas de emprego por ano.

Mas, se você é novo neste ramo e não sabe por onde começar, listamos os dez passos principais para dar o pontapé inicial na sua carreira no marketing digital. Essas dicas foram as mesmas seguidas por grandes especialistas na área.

1) Vontade de aprender

A indústria do marketing digital vem cada vez crescendo mais. Mas, por causa disso, esse também vem se tornando um mercado competitivo. Por isso, aqueles que se esforçam e não têm vontade de aprender acabam tendo um diferencial em relação ao restante.

Se você está dentro deste grupo, é muito capaz de conseguir conquistar seu espaço no mercado e se sobressair em relação aos demais. Para ter sucesso nesse tipo de indústria, é necessário paixão e desejo de estar constantemente se aperfeiçoando.

2) Mantenha-se sempre atualizado

Para ficar sabendo das últimas notícias desse ramo, o ideal é seguir grandes portais de marketing digital e pessoas influentes nas mídias sociais. E, dependendo do tipo de subárea em que você se especialize, existem diferentes sites que servem como referência.

Além disso, como as maiores empresas para o marketing digital, como o Google, o Facebook e o Twitter, fazem mudanças constantes nos seus algoritmos e plataformas de anúncios, você acaba entrando numa corrida desleal se não estiver por dentro das últimas novidades.

Abaixo, separamos alguns sites que devem ser acompanhados por pessoas que desejam se aprofundar no marketing digital. 

Marketing Digital: Por onde começar?

SEO: Quando o assunto é a Search Engine Opimiazation (SEO) ou otimização dos mecanismos de busca, existem quatro sites que são referência:

PPC: Já os adeptos do Pay-per-Click (PPC) não podem deixar de ficar de olhos nesses dois sites:

Mídias sociais: Os que desejam se especializar em mídias sociais não podem deixar de fora de sua lista de pesquisa esses portais:

Conteúdo: Área crescente, o marketing de conteúdo, tem basicamente dois especialistas nesse assunto:

3) Faça bons contatos

Marketing Digital: por onde começar?

Esteja envolto por pessoas mais bem-sucedidas que você. Os profissionais que conhecer, será sua rede de suporte constante quando estiver com problemas. Ao mesmo tempo, eles poderão te ajudar a abrir as portas para determinadas oportunidades que você não encontraria sozinho.

Compareça a encontros que tratem sobre essa indústria, além de conferências na sua área para estimular novos relacionamentos com pessoas do ramo de marketing digital. Assim, você aumentará suas habilidades por meio de workshops de aprofundamento e apresentações diversas.

4) Desenvolva projetos pessoais

Uma boa ideia para você desenvolver aquilo que está na sua mente é tentar tocar projetos pessoais e não seguir cegamente as opiniões de líderes nesse ramo. Nem tudo é preto no branco no marketing digital. São as áreas intermediárias em relação às melhores práticas do mercado que acabam se sobressaindo.

Todo profissional de marketing digital deveria desenvolver projetos por conta própria para averiguar suas teorias, testar as múltiplas disciplinas desse setor, que são o SEO, o PPC, as mídias sociais, o marketing de conteúdo e outras. Isso fará com que o profissional seja capaz de perceber o que pode levar ao sucesso ou ao fracasso.

5) Aprenda a terminologia

Existem diversos jargões no mundo do marketing digital, como SEM, SEO, PPC. E não pode haver nenhuma falha de comunicação por causa de desconhecimento desses termos.

No início, a adaptação pode ser um pouco difícil ao uso rotineiro de determinadas siglas. E isso pode exigir bastante prática. Mas sua habilidade de analisar campanhas online vai depender desses elementos.

6) Tenha sua própria marca

A melhor forma de mostrar para um empregador que você é capaz de executar um bom trabalho em marketing digital é tendo uma boa presença online. Isso garante uma maior visibilidade das suas habilidades nessa área.

Quando você estiver disputando uma vaga com alguém, certamente aquele que tiver uma marca forte ganha a preferência.

7) Especialização e abrangência andam de mãos dadas

Um dos profissionais mais cobiçados no mercado hoje é que chamam de T-shaped (ou formato de T). Ou seja, é aquele que se aprofunda na sua área de especialização, ao mesmo tempo em que consegue abranger os demais setores de conhecimento.

Em marketing, essa expressão costuma designar aquela pessoa que consegue entender bem os princípios de marketing, mas que está mais qualificado para uma ou duas habilidades específicas.

Muitas empresas costumam contratar profissionais que tenham uma ampla carga de conhecimento em marketing digital, mas que escolhem se habilitar em um ou outro canal. E saber um pouco de cada área pode te ajudar a se decidir pelo caminho pelo qual você deseja seguir sua especialização.

8) Aprimore suas técnicas

Marketing Digital: por onde começar?

Engana-se quem pensa que o marketing digital é uma área cheia de glamour, que exige pouco trabalho e muita especulação. Na verdade, esse é um profissional que rala muito e que terá que lidar com muitas questões técnicas e análise de dados.

Embora você não precise desenvolver os sites, é necessário comunicar sua estratégia de marketing para os profissionais de TI ou webdesigners responsáveis por isso. E, certamente, um conhecimento básico de HTML e design gráfico pode ajudar bastante os candidatos a essas vagas.

9) Métricas acima de tudo

Saber o custo por clique (CPC) do seu custo por ação (CPA) pode ser uma boa ideia no marketing digital. Na hora de uma entrevista, falar sobre o retorno que você tem e quanto gastou em uma campanha pode te garantir um diferencial.

Em vez de simplesmente discutir suas ideias em relação a um conceito interessante que desenvolveu, tente incluir o assunto que mais interessa: dinheiro. Para isso, você precisa entender como cada canal de marketing funcionou e o que eles representaram no geral.

10) Certificação em marketing digital

Para finalizar, uma das questões necessárias para saber por onde começar no marketing digital é ter uma certificação nessa área. Na verdade, essa não é uma exigência do mercado, já que qualquer um que domine as terminologias pode assumir essa posição. Mas isso pode ser bom para os iniciantes

Bom, basicamente, é isso. Quem seguir essas dez etapas já consegue ter um bom início no ramo de marketing digital. E, como dito no primeiro item, o mais importante é a sua dedicação e empenho. O restante é apenas prática e um bom networking.

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