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Marketing de relacionamento: se relacione bem com seus clientes

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Marketing de relacionamento: se relacione bem com seus clientes

December 27, 2016

A cada dia, mais e mais empresas são abertas e a concorrência só aumenta. Por mais que haja dedicação em oferecer o melhor produto ou serviço, com o melhor preço, não é fácil se destacar no mercado.

Muitas empresas empenham-se em atingir novos clientes, visando vender sempre mais, mas acabam concentrando-se pouco no relacionamento que têm com o público que já possuem. Desta forma, além do imenso desperdício de todo o trabalho que se teve para conquistar aquele consumidor, ainda perde-se a oportunidade de conquistar um verdadeiro divulgador da marca. Em um caso pior, um cliente insatisfeito torna-se um difamador.

Quando nos deparamos com a notícia de que uma marca foi vendida por milhões de reais, podemos perceber o poder que tem a opinião do público. Se não fosse desta forma, seria muito mais vantajoso iniciar uma marca do zero, investindo apenas o capital necessário para fazer uma nova empresa funcionar. Em vez disso, o relacionamento que aquela marca já criou com seu público possui um grande valor.

Por isso, é extremamente importante manter o foco em um relacionamento de excelência com o público. Esta estratégia tem início com os funcionários, que devem ser muito bem treinados para atender o cliente, de forma que ele se encante com o tratamento recebido, não apenas antes e durante as vendas, mas também no pós-venda, ou seja, quando é acionada a garantia, a assistência técnica, ou em qualquer momento em que a atenção da empresa for importante para o consumidor. Como diz a frase de Carl W. Buehner: “As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir”.

Quando um cliente se apaixona pela marca, ele se torna seu maior divulgador. Defende com unhas e dentes, indica de forma tão verdadeira que, mesmo sem ganhar nada em troca, conquista novos fãs com seu entusiasmo em contar sua boa experiência. Exemplos assim podem ser vistos com marcas como a Apple, cujos clientes formam enormes filas a cada lançamento, são seus defensores, mesmo com preços altos.

Quer conhecer algumas estratégias para criar um forte e duradouro relacionamento com seu público? Aqui vão algumas dicas para conquistar verdadeiros fãs para sua marca:

  1. Conheça seu público

Marketing de Relacionamento

Qual é o comportamento do seu cliente? A qual classe econômica ele pertence? Quais são os interesses dele? Além do serviço ou produto que você oferece, do que mais ele gosta?

Para direcionar sua linguagem de forma correta, o público deve ser conhecido. Por exemplo, um torcedor de futebol que vai às arquibancadas assistir a uma partida, geralmente gosta de jogar futebol também. Qual é o comportamento deste público? A maioria aprecia consumir cerveja e churrasco. Então uma empresa de camisas de times pode aproveitar este interesse de seu consumidor para atraí-lo e fidelizá-lo

2. Colete informações e mantenha um banco de dados

Enviar e-mails, parabenizar em datas especiais, oferecer um tratamento diferenciado, dar um desconto ou um brinde de aniversário. Quanto mais a sua empresa souber sobre o cliente, melhores condições terá de oferecer um tratamento único e diferenciado. Todo mundo gosta de se sentir especial e a empresa que consegue este feito certamente conquistará um grande engajamento do cliente junto à empresa.

3. E-mail Marketing

Como já foi citado no item anterior, o e-mail é uma forma excelente de estabelecer-se uma comunicação com o consumidor. Há ferramentas que permitem segmentar seu público de acordo com suas características e, desta forma, falar com o cliente de uma forma única, mostrar-se presente para ele, enviar notícias sobre novidades e promoções de acordo com seus interesses.

4. Mídias Sociais

Marketing de relacionamento

Com o advento da internet, as empresas possuem acesso a uma comunicação de mão dupla com seu público. Nas redes sociais, a marca faz suas publicações e recebem comentários, curtidas, seguidores. É de extrema importância o preparo para responder a questionamentos, críticas, estabelecer uma linha de comunicação. Há marcas que escolhem o lado do humor, já outras utilizam uma linguagem mais formal.  O importante é que a estratégia esteja alinhada ao gosto de seu público e que sempre haja um esforço em responder prontamente, de forma respeitosa.

Não se pode deixar também de ficar por dentro assuntos atuais, tendências, questões sociais, políticas, econômicas, para que não haja o risco de dar um verdadeiro tiro no pé, fazendo uma publicação ou comentário que possa sujar a imagem da empresa.

5. Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing é o nome dado a um conjunto de estratégias que visam atrair o cliente por vontade própria.

Com a enorme quantidade de propagandas às quais estão expostas, as pessoas não prestam mais tanta atenção nelas. É aí que entra o Inbound Marketing, com informação de qualidade, vídeos ou imagens interessantes, o cliente é atraído até sua marca por se interessar por aquilo que ela está oferecendo. É uma grande tendência do marketing na atualidade e é muito eficaz para criar um relacionamento assertivo com o público.

 

Estas são algumas, entre muitas estratégias que podem ser utilizadas para criar um relacionamento de excelência com o consumidor de sua marca. Não deixe de investir no Marketing de Relacionamento, somente assim é possível construir uma marca forte, fidelizar o público e manter-se no mercado, diante da concorrência.

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