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A importância do Mobile Marketing para os negócios locais

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A importância do Mobile Marketing para os negócios locais

July 18, 2016

O Mobile Marketing consiste num conjunto de ações que possibilita as organizações a se conectarem com o público-alvo de maneira eficiente e interativa por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets).  Para os que têm um empreendimento voltado para um público bem específico num bairro, cidade ou região metropolitana, essa modalidade de divulgação também pode proporcionar excelentes resultados.

A importância do Mobile Marketing para os negócios locaisO avanço da tecnologia móvel modificou a maneira de como as pessoas compram e permite uma interação muito interessante com o consumidor local. Por exemplo, é possível consultar no Foursquare um restaurante bem conceituado no bairro, onde o cliente mora. Pelo Google, o internauta rapidamente verifica onde pode comprar flores mais perto de sua casa.

Quem não investe em mídias sociais e no Mobile Marketing tem como destino certo perder muitos clientes. De acordo com o Google, as buscas por serviços de empresas locais cresceu 34 vezes desde 2011. Para o pequeno e médio empresário, isso mostra que é viável atingir mais consumidores por meio de dispositivos móveis, o que não deixa de ser uma vantagem importante em relação à concorrência.

Ferramentas

Para obter resultados interessantes com o Mobile Marketing, há ferramentas que podem ser facilmente usadas para pequenas e médias empresas. Uma delas é o Anúncios por Proximidade do Google. Esse recurso permite a exibição de pesquisas em dispositivos móveis, como uma busca por salões de beleza num determinado bairro. Nesses anúncios, o internauta pode ver os estabelecimentos mais próximos com o número do telefone e um mapa.

De acordo com pesquisas, os consumidores chegam a gastar 86% do tempo com aplicativos, quando estão usando um smartphone. O que esse número pode indicar para um empreendedor local? Esse percentual mostra que a publicidade dentro dos aplicativos pode ser um excelente negócio.

A importância do Mobile Marketing para os negócios locaisHoje, há recursos que possibilitam o cliente, ao acessar um aplicativo nas proximidades de uma empresa, ver um anúncio de um produto ou serviço. Dependendo da situação, é possível ainda oferecer um cupom de desconto, o que normalmente atrai a atenção dos consumidores.

A publicidade é uma excelente alternativa para atrair clientes locais. Porém, o empresário não pode esquecer de dar valor a uma ferramenta bastante conhecida: o Google Maps. Por ser um dos aplicativos mais baixados e usados, contribui para que uma empresa esteja bem visível. Sem dúvida, os que não utilizam esse recurso têm grande risco de serem riscados do mapa do mercado.

Detalhes

Há outros fatores que devem ser considerados para os que desejam ter sucesso com o Mobile Marketing em negócios locais. Um deles é ter um site com versão para smartphones e tablets. Para isso, é essencial ter um site com um design responsivo que permite ao internauta localizar com facilidade os serviços e os produtos oferecidos.

Com a intenção de manter um vínculo com os clientes, é válido enviar mensagens que possam despertar o interesse por uma marca, como cupons de desconto, informações de eventos ou promoções. Normalmente, essas ações conseguem altas taxas de ROI – retorno sobre o investimento.

Se o empreendedor local estiver conectado com a expressão “tempo é dinheiro”, precisa possibilitar o acesso aos produtos e serviços por meio de códigos QR. Com o smartphone, o cliente usando esse recurso pode rapidamente acessar informações e iniciar o processo de compra, o que facilita em muito a vida do consumidor.

São tantos detalhes para impulsionar o seu negócio que quase esquecemos de um importante: a empresa ter um aplicativo para contato com os clientes. Essa iniciativa é uma maneira de fidelizar o público e de ter uma comunicação mais rápida e eficaz.

Divulgação

 Para os empreendedores mais ousados, fazer uma campanha de divulgação pela Internet pode proporcionar resultados bem interessantes. Os que estão interessados em expandir as vendas usando a Web, podem optar pelo Google Adwords.

Esse recurso permite ao internauta visualizar o anúncio de uma empresa diretamente na primeira página de resultados. Geralmente, esses anúncios ficam no canto direito, ou topo ou no fundo da página.

Ao começar uma campanha no Google Adwords, é necessário definir o orçamento e o valor a ser pago por clique. Dessa forma, será estipulado o quanto será investido nessa ação. É importante destacar que o valor a ser pago por clique pode influenciar no número de visitas recebidas e no resultado do investimento.

Para constatar de maneira mais eficiente que a campanha deu certo, é importante contar com o Google Analytics. Esse recurso possibilita analisar com bastante profundidade diversas estatísticas do site de uma empresa, como quantidade de visitas, visitantes únicos, tempo no site, páginas visitadas, taxa de rejeição e desempenho das palavras-chave.

É fácil perceber que não faltam motivos para você utilizar o Mobile Marketing e conquistar mais clientes.

 

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