Como saber que o seu planejamento e as ações previstas estão obtendo os resultados previstos? A resposta para essa pergunta é ter indicadores que te ajudem a verificar a relação entre a meta estipulada e o desempenho.

Na Internet é preciso ter parâmetros adequados para constatar se o conteúdo veiculado por uma marca está envolvendo o público-alvo. Para compreender melhor essa premissa, será usado um exemplo bem simples. Imagine que uma pessoa está pretendendo perder peso. Em vez de mensurar os quilos, o cidadão opta por conferir a altura.

Adotando esse tipo de acompanhamento, não será possível constatar se o esforço em busca do emagrecimento está dando certo. O mesmo acontece com o desempenho de uma empresa nas redes sociais, caso as ferramentas usadas para o monitoramento não sejam as ideais para analisar a informação considerada relevante pela organização.

Importância

Para quem investe ou pretende investir em conteúdo para atrair o público na Internet é essencial compreender a importância de medir e de ter as ferramentas adequadas para acompanhar o desempenho. Mas também é necessário ter um conhecimento da definição de métrica, que consiste em quantificar uma tendência ou característica.

As métricas têm como objetivo explicar fenômenos, descobrir causas e fazer projeções relativas a eventos futuros. A medição é usada em diversas circunstâncias, como avaliar o retorno de um investimento, verificar as necessidades de recursos, comprovar hipóteses, corroborar o foco na melhoria continua, entre outros.

Dados

As ferramentas analíticas possibilitam medir dados básicos (números de acesso, horários de pico de audiência, entre outros) e também permitem mensurar aspectos, como o engajamento (nível de participação e interesse de um perfil ou grupo de pessoas em relação a um determinado assunto).

Elas também propiciam medir o alcance (efetividade de disseminação de um conteúdo ou potencial que um perfil possui para disseminar informações), a influência (nível de mobilização que um perfil possui em relação a outros) e a adequação (nível de proximidade que um conteúdo apresenta em relação aos valores desejados).

Web Analytics

Uma ação muito importante para fazer uma medição correta é contar com os serviços de Web Analytics. Com a ajuda de ferramentas, esse trabalho permite analisar as informações sobre sites, comércio eletrônico e páginas nas redes sociais. Trabalha com dados relativos a exibições de página, visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo de visita, fontes de tráfego, origem geográfica, taxa de novos visitantes, click-throug rate (CTR), entre outros.

Esse recurso ainda está relacionado com as ferramentas que constatam os blogs, as comunidades e os perfis que estão integrados com o site de uma organização. Além disso, pode fazer a busca geral e segmentada de termos de interesse de uma empresa e o cruzamento de informações mais refinadas.

Ferramentas

Se você quer encontrar as métricas perfeitas para monitorar o conteúdo, é primordial utilizar as ferramentas de Web Analytics mais conhecidas na Internet Vamos descrever algumas delas abaixo.

Google Analytics

Consiste num serviço gratuito e bastante interessante do Google. Esse mecanismo propicia verificar diversos detalhes das visitas feitas a um site ou blog corporativo, por exemplo. E possível saber o número de visitas, os Links usados para acessar o website de uma empresa, a localização dos visitantes, entre outras informações

Para obter excelentes resultados com essa ferramenta, é recomendado estudá-la bastante e fazer até um treinamento. Utilizando-a adequadamente será muito mais fácil monitorar e aumentar o tráfego de um site

YouTube Analytics

E possivel acompanhar a performance de um canal e dos vídeos publicados por meio de métricas e relatórios produzidos por essa ferramenta. Há uma grande variedade de dados que podem ser encontrados em relatórios que apresentam diversos tópicos, como tempo de exibição, origem do tráfego, informações demográficas (sexo, idade e interesse dos usuários), entre outros.

Facebook Insights

É um recurso que possibilita analisar como os fãs entram e saem de uma conta. Também possui dados relativos à idade dos usuários e a costumes de consumo. Além disso, verifica a origem das curtidas de uma página.

Com esses dados, é viável fazer um estudo sobre o tipo de campanha que pode apresentar bons resultados numa determinada região. A ferramenta também possui informações sobre interações, mensagens e críticas.

Hootsuite

Tem como uma das principais características fazer o gerenciamento de contas em redes sociais diferentes (Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outras).

O usuário ainda pode fazer o monitoramento de visualizações das contas. É possível saber a localização dos que estão acessando os links postados num perfil nas redes sociais. O recurso também fornece dois encurtadores de links e possibilita agendar ou fazer os posts sem sair do serviço.

Social Mention

Esse recurso consiste num buscador social e numa plataforma de análise que consegue agregar o conteúdo gerado pelo internauta num fluxo único de informações. Também possibilita medir e monitorar o que os clientes estão falando sobre uma instituição, produto ou serviço em tempo real, nas redes sociais.

O Social Mention pode monitorar mais de 100 sites nas mídias sociais, o que dá ao usuário uma dimensão bastante interessante de como um determinado assunto é abordado na Internet

TwitterCounter

Quer saber de todas as estatísticas do Twitter? Se a resposta é positiva, não perca tempo em utilizar essa ferramenta. O recurso tem vários tipos de widgets que podem ser adicionados em sites ou perfis de redes sociais para você saber os que visitaram a sua conta no Twitter e o número de seguidores

Google Trends

O internauta consegue comparar com essa ferramenta termos de pesquisa em sites. Além disso, pode obter dados relevantes sobre o tráfego e informações dos visitantes (Localização, entre outras). Outro serviço interessante é permitir comparar cinco sites relacionados com um determinado segmento, analisando diversas tendências

Iconosquare

Analisa a performance por meio de métricas que indicam a presença de uma marca dentro do Instagram. Isso contribui para entender a audiência e encontrar alternativas para expandi-la. Essa ferramenta também mede a atividade dos seguidores e o nível de engajamento em relação a um perfil, identificando os que têm mais simpatia por uma organização.

É fácil constatar que não faltam opções para medir o desempenho de uma marca na Internet. Basta apenas ter paciência e dedicação para utilizá-las com maestria.