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Por que você deve prestar mais atenção na base do trabalho de marketing e vendas?

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Por que você deve prestar mais atenção na base do trabalho de marketing e vendas?

May 23, 2016

No meio de tantas informações, processos e ferramentas disponíveis na internet, pode ser complicado para empresas conseguirem definir uma base sólida para sua estratégia de marketing e vendas.

Jen Spencer, Diretor de Marketing da Allbound fez uma excelente analogia no blog especializado em marketing digital Kissmetrics.

Imagine a melhor panqueca que você já comeu na vida. O que a tornou especial? Provavelmente ela começou a ser feita a partir de uma receita com ingredientes básicos, e depois foi adicionado uma série de ingredientes individuais que juntos a tornaram uma panqueca inesquecível. Mas tudo começou a partir de uma base bem sólida – ovos, farinha, fermento, etc.

Com o marketing e vendas o que acontece é a mesma coisa. Apesar da grande variedade de “ingredientes individuais” disponíveis no mercado, a sua estratégia nunca irá funcionar de forma adequada se a sua base não for sólida.

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Legenda: Cozinha e Marketing

 

E como criar uma base sólida de marketing e vendas?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nenhuma estratégia é igual a outra, e a ideal para sua empresa vai depender totalmente das características do seus serviços e produtos, seu público alvo e – principalmente – os objetivos  que sua empresa deseja alcançar com ela.

Após entender isso, existem dois aspectos básicos para qualquer estratégia eficiente de marketing e vendas: entender o público alvo e utilizar as ferramentas corretas para alcançá-los.

 

Entendendo o seu público

Entender o público alvo de sua empresa é extremamente importante porque é a partir dessas informações que todas as outras ações – geração de conteúdo, identidade visual, canais de comunicação, etc – terão partida.

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Legenda: Inbound Marketing

 

Um bom começo para entender seu público é definir as Personas, que são exemplificações de possíveis clientes.

É recomendado que se crie no máximo três personas, com o máximo de informações possíveis como idade, localização, cargo, interesse, problemas, aspirações e meios de comunicação que esta utiliza.

Mas muito cuidado na hora de definir as personas! Só porque elas são fictícias, não significa que as informações também devam ser.

Converse com pessoas que poderiam se interessar (ou já mostraram interesse) sobre os seus serviços ou produtos e trace um perfil realista dela, fazendo perguntas como:

  • Quais são seus problemas? E quais as soluções que elas procuram?
  • Por que ela escolheu a sua empresa ao invés da concorrente? Ou vice-versa.
  • Como eles definem sucesso e quais são seus objetivos?
  • Quais são seus principais obstáculos?
  • Onde eles procuram por soluções?
  • Quem influencia suas decisões?

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Legenda: Exemplo de Persona

 

Com essas informações em mão, você já pode começar a pensar na jornada de compra de suas personas que consiste, basicamente, no percurso que cada pessoa fará até realizar uma compra na sua empresa.

Cada persona terá um percurso diferente, e cabe à sua equipe de marketing alinhar todos os recursos necessários (conteúdo, SEO, mídias sociais, etc) para “guiar” esta pessoa até a compra.

Agora que você já sabe com quem está lidando, é hora de escolher a melhor ferramenta para sua estratégia.

Escolhendo a melhor ferramenta

Existem atualmente milhares de ferramentas no mercado, que vão desde automação total do marketing até análise de clientes.

Cabe a cada empresa definir quais dessas ferramentas irá fornecer todos os recursos necessários para de fato aplicar a estratégia de marketing e vendas, da forma mais fácil, rápida e econômica possível.

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Legenda: Muitas opções.

 

Durante a escolha é importante também se fazer algumas perguntas básicas, como:

  • Quais são os resultados esperados?
  • A ferramenta suporta todos os seus objetivos?
  • A ferramenta permite integração com os outros aspectos da sua empresa? Ex: vendas, atendimento ao cliente, TI, etc.

 

Conclusão

Da mesma forma que você não pode jogar vários ingredientes aleatórios numa panela e esperar que a melhor panqueca do mundo se crie, no marketing não basta apenas “jogar ingredientes” e esperar que eles funcionem sozinho.

Somente a partir uma base sólida, que reconheça as necessidades de seus clientes, é possível criar uma estratégia que realmente traga resultados reais para seus clientes e, consequentemente, para sua empresa.

Tem alguma dúvida sobre como criar uma estratégia ou qual a melhor ferramenta no seu caso? Entre em contato agora mesmo com a gente. Ficaremos felizes em ajudá-lo! 😀

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