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Como otimizar a conversão do seu site em 5 dicas rápidas

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Como otimizar a conversão do seu site em 5 dicas rápidas

October 10, 2016

Sua campanha de anúncio pago está fazendo o seu trabalho de levar os pesquisadores ao seu site. Maravilha. Mas será que o seu site está indo bem? Se uma grande quantidade de pessoas visita sua página sem conversão, então, a resposta será não. Para isso, talvez seja necessária uma otimização.

Se você está tendo trabalho para que seus visitantes cumpram com o seu papel, tente colocar em práticas essas cinco dicas que podem ajudar a otimizar as conversões do seu site.

Antes de apresentar essa lista, no entanto, é preciso definir o que é a taxa de conversão.

Basicamente, sua taxa de conversão é o percentual de visitantes do seu site que realizam alguma ação específica, geralmente respondendo à sua chamada para ação (preencher um formulário, fazer uma ligação telefônica, seguir indicações, compras, etc.).

E, se você está se perguntando se isso é normal,  a média da taxa de conversão da página de entrada é de 2,5% entre as indústrias. Mas nós sabemos que você quer mais do que isso. Então, saiba agora como melhorar esses números.

  1. Tenha uma estratégia e um objetivo antes de construir uma página

Como otimizar a conversão do seu site em 5 dicas rápidas

Antes de criar sua página na Internet, você precisa ter um objetivo e uma estratégia que te ajude a alcançá-lo. Não deixe ao acaso nem apenas espere fazer algo que pareça bom.

Se você nunca teve uma aula de web design, saiba que a criação de uma página, na verdade, acontece próxima a fim do processo de sua programação visual. De acordo com um artigo da PrintMag, antes que você desenhe qualquer coisa, é preciso definir seu projeto, inclusive objetivos e público-alvo.

Assim que definir o público-alvo, você pode criar algumas personas de usuários. Tenha em mente esses personagens quando for construir ou atualizar seu website.

É bem simples construir uma persona. Para isso, você deve considerar alguns pontos essenciais:

  •         Informação demográfica;
  •         Os problemas que seu cliente enfrenta;
  •         Os resultados que eles querem alcançar.

Dessa forma, se seu negócio oferece serviços de orientação de estudos para universitários, seu público-alvo são aqueles que frequentam as universidades, seus pais, alunos no último ano do ensino médio, entre outros.

Crie algumas personas com base nessa informação do público-alvo e considere os objetivos, problemas e necessidades da sua persona.

Próximo passo: foque na sua estratégia. Encontre o que você ou seu cliente em potencial deseja com sua página.

Sejam quais forem às conquistas desejadas, certifique-se que isso está claro na sua chamada para a ação. Utilize suas personas para criar uma chamada para a ação que seja clara, concisa e designada a persuadir a conversão de membros específicos do seu público-alvo.

Quando desenvolver sua estratégia, poderá fazer o design da sua página – mas não pule essa etapa até que você descubra o que os visitantes do seu site precisam, assim como os seus objetivos.

  1. Tenha seu objetivo claro

Se você definiu o objetivo da sua página, é importante que ele esteja óbvio ao seu público. Resumindo: não crie dificuldades para a conversão dos visitantes do seu site.

Mas, como tornar essa conversão fácil?

Retire possíveis distrações. Se você tem um propósito específico, faça com que ele esteja explícito naquela página em particular.

O serviço de propaganda da página de entrada para o Facebook, chamado Canvas, oferece ao usuário duas opções: iniciar ou rolar para baixo para mais informações. Quando você escolhe a segunda opção, existe mais uma chamada para ação.

Assim, essa é apenas outra forma que os usuários podem fazer para assinar o Canvas.

E isso facilita a assinatura ao oferecer mais opções ao usuário. Se for o caso, ela pode usar sua conta no Google ou Facebook. Caso contrário, há ainda a opção para assinar com endereço de e-mail.

É importante também fazer uso de cores e imagens.

A Themes Kingdom, por exemplo, usa imagens para mostrar como são seus temas, mas assim tão exageradas, já que usam espaço em branco. Como a Squarespace, elas também não usam também tantas cores para isso, o que é um ponto positivo.

O excesso de cores e imagens distrair os visitantes. Mas, quando usados da maneira certa, podem ajudar a aumentar as conversões.

Um artigo publicado na Kissmetrics mostra a importância da psicologia das cores. E aqui estão alguns dados importantes:

  •         O azul ajuda a construir a imagem de confiança;
  •         O amarelo pode ser um sinal de alerta;
  •         O laranja tem uma ideia mais divertida e leva seus espectadores a se sentir mais impulsivos;
  •         O preto sinaliza luxúria e valor;
  •         As cores primárias são boas para sua chamada para ação, visto que elas têm taxas de conversão maiores que as cores mais escuras;

E os espaços em branco são uma ferramenta poderosa.

Você não precisa cobrir cada centímetro da sua página com texto e imagem. Os espaços em branco nem sempre indicam desperdício.

Esse recurso, por exemplo, quando usado próximo a um botão de chamada para ação, pode ajudar a aumentar as conversões.

Nesse caso, menos pode ser mais. O espaço em branco contribui para reforçar a importância dos demais elementos de sua página.

  1. Use o teste A/B

Como otimizar a conversão do seu site em 5 dicas rápidas

Quando você estiver com alguma dúvida no seu site, recorra ao teste A/B.

O teste A/B envolve experimentar duas opções. Assim, se você quiser que mais visitantes preencham formulário no seu site, você deve testar colocar ou remover os campos de pesquisa para ver se isso aumenta as taxas de conversão.

Com esse tipo de teste, você pode verificar os títulos, o design da página, os botões, as chamadas para a ação, ou qualquer parte de um site.

Realizar o teste A/B em novos elementos do site permite que você veja como essas mudanças afetam sua taxa de conversão.

Na hora de colocar isso em prática, lembre-se de:

  •         Testar cada elemento da página por vez;
  •         Deixar um bom tempo para que o teste possa rolar. Assim, você garante uma quantidade de dados suficiente. Um ou dois dias não são suficientes para medir essa diferença;
  •         Não faça o teste A/B apenas uma vez. Ele deve ser constante.
  1. Otimize para dispositivos móveis

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Certamente, você sabe da importância da otimização para aparelhos móveis.  De acordo com as estatísticas, hoje, 75% dos usuários de Internet usam celulares, tablets ou outros do gênero. E a tendência é aumentar esse número.

Além disso, 60% dos consumidores usam apenas o celular na hora de tomar suas decisões de compra. Esses usuários ainda têm taxas de conversão 160% maiores quando os sites são otimizados para dispositivos móveis.

Além disso, a velocidade é essencial, tanto para os dispositivos móveis quanto para o desktop – 73% dos usuários disseram que usaram sites que eram muito lentos. Mas 40% deles costumam deixar a página quando ela leva mais de três segundos para carregar.

Assim, a otimização não deve ser apenas para celulares e tabletes. Certifique-se de que seu site carregue e responda rapidamente em qualquer plataforma, seja ela em desktop seja em dispositivos móveis.

Para saber sua velocidade de carregamento, acesse a página Google PageSpeed Insights. Ela ainda oferece sugestões de como fazer suas páginas carregarem de maneira mais rápida, tanto em celulares quanto em aparelhos desktop.

  1. Tenha uma prova social

Quando você adiciona avaliações ao seu site, aumenta a confiança dos usuários no seu negócio. E isso pode ainda sua taxa de conversão.

E aqui estão algumas razões para acreditar nisso, de acordo com dados recentes.

  • 92% dos clientes leem avaliações;
  • 88% dos consumidores acreditam nas avaliações online tanto quanto em seu seus amigos;
  • Uma única avaliação pode aumentar as conversões em até 10%;
  • Com 100 avaliações, as conversões crescem cerca de 37%;
  • Adicionar fotos das pessoas que avaliam ainda pode causar um aumento de 22%.

Assim, com essas cinco dicas, você consegue otimizar a conversão do seu site. E o resultado pode ser muito favorável para sua marca ou empresa em geral. O que achou dessas sugestões? Deixe sua opinião nos comentários.

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