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Como a gentileza influencia na sua marca

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Como a gentileza influencia na sua marca

July 14, 2016

Ver um comentário negativo sobre uma empresa numa rede social é algo bastante comum atualmente. Também não são raros os casos em que um cliente busca um atendimento telefônico e acaba perdendo a paciência e o tempo sem ter uma resposta adequada.

Por que será que esse tipo de situação acontece?  Uma resposta plausível para essa pergunta é a falta de gentileza, ou seja, respeito com o cliente. Para reverter esse quadro, o ideal é que uma corporação tenha como foco conhecer os seus usuários e ter uma maior noção de como eles se comportam e querem ser atendidos.

Essa ação pode ser feita por meio de pesquisas qualitativas. Devem ser feitas perguntas abertas para entender o modo de o cliente pensar, os fatores que o influenciam a tomar uma decisão e as principais atividades realizadas no cotidiano.

Para praticar a gentileza de fato, as empresas necessitam ter mais humildade. Ou seja, admitir que os clientes também podem contribuir para a melhoria dos serviços, respeitando a opinião e as sugestões apresentadas. As corporações precisam ter uma relação de parceria com os cidadãos e não agir como se fossem donas da verdade. Em outras palavras, não podem ficar presas ao próprio ego.

Investimento

Hoje, algumas corporações percebem que, se não investirem no treinamento de sua equipe para melhorar a qualidade do atendimento, vão perder espaço para as que apostam na gentileza como uma forma de conquistar e fidelizar o cliente.Como a gentileza influência na sua marcaEssa tendência já tem sido comprovada por pesquisas. De acordo com estudo feito pela US News and World Report, a qualidade do atendimento é responsável por 68% da insatisfação dos clientes com uma empresa. Isso quer dizer que sete a cada dez pessoas deixam de adquirir serviços ou produtos de uma marca, porque não gostaram da maneira como foram tratados.

O mau atendimento é um erro grosseiro que deve ser evitado, ao máximo, pelas corporações. Um cliente desrespeitado tem um grande potencial para fazer com que uma empresa perca espaço no mercado. Não podemos esquecer que a propaganda negativa possui um grande impacto.

Sem dúvida, respeitar um cliente é um investimento muito importante para qualquer corporação. Evite mensagens que podem ter uma conotação negativa para o público. Se fizer uma campanha publicitária, jamais subestime a inteligência do público-alvo. Procure mostrar que se importa com as pessoas, independentemente, de serem potenciais consumidoras do seu produto ou serviço.

Bom senso

Manter uma boa relação com o cliente é sempre muito positivo. Mas é preciso ter limite na personalização do contato para não exagerar na dose. É necessário ter muito cuidado em escolher como se comunicar com um usuário de um serviço.

Por exemplo, o cliente pode não gostar de receber mensagens no Whatsapp sobre promoções feitas por uma loja. Antes de fazer isso, é interessante perguntá-lo sobre o interesse de receber conteúdo relativo à empresa. Enviar mensagens sem autorização é fugir dos limites do bom senso. A personalização é um recurso interessante para fidelizar a clientela, mas deve ser usado de forma gentil e inteligente.

Obrigação

Como a gentileza influencia na sua marca

A gentileza não pode ser vista como um artigo de luxo em nenhum tipo de empresa. Ninguém gosta de ser atendido por um funcionário carrancudo. Nenhum empregado ou patrão gosta de se relacionar com um colega de trabalho mal-humorado.

Estudos comprovam que isso é uma realidade. Um pesquisa revelou que 87% das demissões são provocadas por comportamentos inadequados. Além de ajudar a garantir o emprego, a gentileza é essencial para melhorar os resultados das corporações.

Inegavelmente, as empresas e os colaboradores que continuam ignorando o poder da gentileza estarão cada vez mais distantes do sucesso. Não basta ter um bom produto ou serviço e conhecer as tendências do mercado, é fundamental valorizar e respeitar o público.

Hoje, ser gentil é mais do que uma qualidade, é obrigação.

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