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Como fazer uma boa curadoria de conteúdo para a sua empresa

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Como fazer uma boa curadoria de conteúdo para a sua empresa

July 26, 2016

Conseguir um destaque positivo de uma marca na Web é resultado de estudo e de ação de várias estratégicas de comunicação, como marketing, design, jornalismo, publicidade e relações públicas. Também faz parte dessas iniciativas a curadoria de conteúdo, que consiste na pesquisa e no compartilhamento de informações sobre um tema que desperte o interesse de um público específico.

Se uma empresa atua no ramo de cosméticos femininos, é interessante divulgar notícias relacionadas com a saúde e a beleza da mulher. Porém, não pense que a curadoria deve apenas repetir ou compartilhar uma informação. Na verdade, é necessário mostrar para o público que o assunto é interessante e pode lhe proporcionar benefícios.

Para os que pretendem utilizar a curadoria de conteúdo com a intenção de agregar valor às pessoas, a dica é acompanhar três sugestões para fazer um trabalho de alto nível que vai tornar a sua marca ainda mais valorizada no mercado.

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A primeira etapa é fazer uma boa seleção do conteúdo a ser divulgado. É fundamental ter consciência de que o seu público deve encontrar uma informação inédita e relevante. Dessa maneira, a sua marca pode ser vista com uma fonte interessante por apresentar novas ideias e tendências sobre um determinado assunto.

O curador deve ter muita sensibilidade e atenção para acompanhar notícias e artigos e identificar as melhores fontes. Atualmente, existem várias ferramentas online que contribuem para esse trabalho, como os alertas do Google. Também é válido utilizar os RSS de blogs com atuação marcante no nicho do conteúdo abordado.

Para a pesquisa ser mais eficiente, é essencial contar com recursos de boa qualidade. Um deles é o BuzzSumo, site que possibilita analisar e filtrar o conteúdo por meio de tópicos. Ele faz a seleção dos resultados de cada palavra-chave pesquisada, utilizando o número de compartilhamentos e backlinks (links de sites de terceiros apontados para uma página de outro website). Na versão paga, é possível comparar links, encontrar os tópicos mais relevantes e identificar os formadores de opinião nas redes sociais sobre cada tema.

Outra ferramenta que faz uma filtragem do que está fazendo sucesso nas redes sociais é o Social Mention, mais direcionado para blogs e microblogs, principalmente o Twitter. Ele também oferece as melhores sugestões de palavras-chave relacionadas com uma pesquisa e localiza usuários que podem ter compartilhado artigos e notícias relevantes para a estratégia de marketing da sua marca.

Se pretende fazer uma boa pesquisa, não deixe de usar o Feedly – uma das ferramentas mais conhecidas de RSS na Web. É considerado um recurso valioso para ler em primeira mão o que é publicado nos sites mais populares para os internautas. Além disso, tem uma pesquisa de palavras-chaves que permite encontrar os melhores feeds e sites relacionados com o seu nicho de atuação.

Edição é tudo

Simplesmente compartilhar um conteúdo nas redes sociais não é suficiente para a curadoria de conteúdo. É preciso fazer com que a informação desperte o interesse do seu público. Com o bombardeio de informações a que somos submetidos, é necessário adotar ações que chamem a atenção das pessoas.

Caso seja possível, utilize imagens de boa qualidade que atraiam os internautas e técnicas de SEO com as palavras-chave ideais para direcionar o tráfego dos motores de busca, como o Google e o Bing.

Para expandir a divulgação do conteúdo, promova campanhas de e-mail marketing e use as newsletters. Essas iniciativas têm bons resultados, principalmente, quando a empresa tem uma lista de contatos de boa qualidade.

Também é interessante elaborar anúncios para os principais posts. O Facebook, o Twitter, o Instagram Ad’s e o Google Adwords podem contribuir para o seu conteúdo ter uma melhor divulgação.

Não se esqueça dos criadores originais06

Um excelente indicador de que a curadoria fez um bom trabalho é obter a aprovação dos criadores originais do conteúdo. Dependendo da interação, eles podem até ajudar na divulgação do material editado.

Para conseguir o respeito do autor de um artigo ou notícia utilizado pela curadoria, é essencial dar crédito à fonte. Procure sempre mencionar que o conteúdo apresentado não é apenas fruto do seu trabalho. Ao tomar esse tipo de postura, você mostrará uma postura eticamente correta, o que é bastante valorizado pelo público.

Procure também verificar se o criador do conteúdo está interessado em ver o material produzido compartilhado. Esse tipo de ação evita eventuais constrangimentos e problemas com o autor do artigo ou notícia.

Com atenção, dedicação e criatividade, a curadoria de conteúdo vai contribuir bastante para fortalecer a sua marca.

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