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Como criar uma página no Facebook em cinco passos simples

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Como criar uma página no Facebook em cinco passos simples

July 14, 2016

Facebook é hoje uma das maiores redes sociais do mundo. E já são mais de 1,65 bilhões de pessoas conectadas a esse site trocando informações diariamente. Portanto, aqueles que querem posicionar bem seu negócio precisam estar inseridos lá. E isso vale também para pequenas empresas e marcas novas.

Uma das formas mais eficazes de atingir o seu público-alvo, então, é criar uma página comercial dentro do Facebook. Ao comprar algo ou fechar algum negócio, muitos acabam usando essa rede social para buscar algo. E sempre há os links patrocinados, que vão te aproximar ainda mais do seu possível cliente.
Assim, é preciso realmente investir nessa divulgação como uma estratégia de Marketing. Uma página do Facebook precisará de atualização constante e de respostas aos comentários dos consumidores. Então, aprenda a criar e a gerenciar esse conteúdo em cinco etapas bem fáceis:
1º Passo: Preencha todas as informações do seu negócio:
Digamos que você seja dono de um restaurante. Para que ele tenha sua própria página, você precisará abrir o Facebook no seu browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer). Depois, acesse o link: https://www.facebook.com/pages/create.php. Feito isso, basta definir o tipo de página que irá criar. Existem diversas opções:

Passo 1 – Como criar uma página no Facebook
1. Negócios locais ou local
2. Empresa, organização ou instituição
3. Marca ou produto
4. Artista, banda ou figura pública
5. Entretenimento
6. Causa ou comunidade

Selecione uma dessas seis possibilidades. Se necessário, você poderá trocar a categoria e o nome da sua página depois. E saiba que existem diferenças entre cada uma delas. Portanto, por exemplo, no caso do restaurante, você pode escolher “Negócios locais ou local”. Inclusive, há uma subcategoria específica para isso lá dentro.
Mas também há outras possibilidades nessa lista que se encaixam no perfil empresarial. Dentro de “Empresa, organização ou instituição”, por exemplo, há uma opção para “alimentos e bebidas”. Já a categoria “Marca ou produto” também tem uso comercial, mas é mais indicada para outros ramos de negócios.
Assim que você decidir qual é o tipo de página, aparecerão alternativas que correspondem ao seu “nicho”. Selecione uma deles e parta para a próxima etapa, que é definir a URL da sua página, sua foto de perfil e inserir outros dados necessários.
Nessa parte, você poderá ir acrescentando detalhes importantes para que o seu negócio seja encontrado mais facilmente. Há ainda a possibilidade de definir o público-alvo por idade, localização (país, cidade ou bairro), gênero (feminino ou masculino), interesses e idiomas.
Sobre sua página – Existe um setor específico para que você possa descrever o objetivo de sua página. E você deve ser sucinto, já que isso deve ser feito em apenas 155 caracteres. Isso irá aparecer no topo da sua página tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.
URL – Para que sua página seja encontrada mais facilmente, defina uma URL fácil. Por exemplo, se você tem um restaurante italiano de nome Mama Mia, tente usar essa URL, se ela estiver disponível: https://www.facebook.com/MamaMia. No entanto, para poder escolher sua URL personalizada, você precisará ter 25 curtidas na página.
Foto de perfil – Coloque uma foto ou ícone que represente a sua página. E dê preferência para aquelas que já estiverem definidas em formato de quadrado. Do contrário, o Facebook te obrigará a cortá-la caso esteja retangular. Escolha uma imagem que tenha no mínimo 180 pixels.

2º Passo: Crie uma foto de capa que chame a atenção:

A partir desse momento, sua página já está no ar e qualquer um pode acessá-la. O difícil, no entanto, será que essas pessoas a encontrem. Para isso, tente deixá-la o mais atraente possível. Comece, portanto, com uma boa foto de capa.
Localizada no topo da sua página, a foto de capa é o recurso que mais chama a atenção nela. Para que os seus clientes se sintam envolvidos pelo conteúdo, é importante que essa imagem seja cativante. Esse é, então, um dos elementos visuais que vão passar a imagem da sua empresa ou marca.
Essa foto precisará ter a dimensão de 851×315, sendo maior na largura que no comprimento. Portanto, invista em algo que já tenha esse tamanho padrão do Facebook para evitar cortes na mensagem final. E atente que, nas telas de celulares, só aparecerá 563×315.
Contrate um designer ou tente você mesmo: Se você quer manter a imagem profissional do seu negócio, talvez seja melhor contratar um designer para elaborar algo voltado para o que você quer comunicar. Mas também pode fazer isso você mesmo. Existem aplicativos para edição de fotos tanto pelo computador quanto pelo celular. Se não dominar um Photoshop, essa também é uma alternativa válida.
Programas como o PicMonkey ou o BeFunky podem fazer um trabalho incrível de graça. E na medida certa para foto de capa de Facebook. Ainda há o Canva, que proporciona alguns templates pré-prontos com um design incrível.

Inserindo a foto na página: Depois que desenvolver essa estratégia, basta clicar em “Adicionar Foto de Capa”. E você conseguirá subir a imagem escolhida para o seu Facebook. O site te dá ainda a possibilidade de ajustá-la, caso não caiba na tela. Ao final, basta clicar em “Salvar ajustes” e está pronto.

Você ainda pode adicionar uma descrição a essa foto para que seus leitores saibam do que se trata, caso queira. Basta clicar em “editar”. É possível também adicionar tags, local e data da foto, caso queira. E, se mudar de foto, ela aparecerá como notificação para seus fãs.

3º passo: Complete seu perfil
Para que seus clientes te encontrem no Facebook de maneira fácil, é preciso que tenham disponíveis informações básicas como endereço, site, telefone, e-mail e horário de funcionamento. Também é importante manter isso sempre atualizado. Assim, você talvez consiga conquistar um novo cliente ou, quem sabe, fechar novas parcerias.
Assim que você cria a página, já alguns dados são coletados. Mas é possível editar essas informações. Além do nome e da categoria da sua página, outras questões serão primordiais. E você pode encontrar todas elas na aba “sobre”, na parte superior da tela:
Passo 3 – Como criar uma página no Facebook

Informações iniciais – Você pode dizer, por exemplo, quando sua empresa, produto ou marca foi criada. Isso ficará disponível no lado direito do seu feed de notícias.
Endereço – Quando você quiser seleciona o endereço, além de informar ao seu cliente onde você se encontra, também pode ser bom para que os outros consigam te marcar quando estiverem próximos.
Missão e descrição mais longa – Você pode ainda acrescentar detalhes e explicações mais aprofundadas do que é o seu negócio ou a que ele se dedica. E isso será exibido quando o seu público selecionar “mais informações”. Assim, ele poderá ver mais do que os 155 caracteres que aparecem na sua página principal.
Número de telefone / e-mail – Adicione suas informações de contato. Na verdade, elas já são obrigatórias para você criar a página, mas você pode deixá-las acessíveis a todos.

4º passo: Adicione colaborares para a página06

Se você está planejando atualizar sua página constantemente, talvez precise de uma equipe de Marketing. E há diversas tarefas que podem ser designadas no Facebook:
Administrador – Tem acesso total a todas as informações
Editor – Pode editar a página, enviar mensagem, criar anúncios no Facebook, ver quem foi que criou algum post ou fez comentários, além de outros dados de acesso.
Moderador – Pode responder e deletar comentários, enviar mensagens, ver quem escreveu um post ou comentário, criar anúncios e acessar dados sobre visitantes.
Anunciante – Pode ver quem escreveu um post ou comentário, criar anúncios e acessar dados sobre visitantes.
Analista – Pode ver quem escreveu um post ou comentário e acessar dados sobre visitantes.

Para adicionar colaboradores, basta ir na parte de configurações da página e acessar a seção “Funções administrativas” . Lá, é possível convidar qualquer pessoa da sua lista de contatos para uma das cinco tarefas descritas acima.

5º Passo: Publicar seu primeiro post04A emoção fala mais alto nessa hora. Mas depois que seu perfil estiver completo, foto de capa e moderadores escolhidos, basta começar a fazer publicações na página. Você pode adicionar o que quiser: uma atualização de status, um link, foto, vídeo ou evento.
É importante que, para que seu Facebook tenha mais fãs e chame mais a atenção para seu negócio, será necessário mantê-lo sempre atualizado com conteúdos relevantes e que chamem a atenção do seu público.
Como o Facebook é uma das principais redes sociais, é grande a probabilidade de algo se espalhar com os compartilhamentos dos usuários é grande. Mas tudo vai depender de estratégia e de um pouco de Marketing digital. E tente sempre usar imagens, porque elas atraem muito mais os olhares que o texto sem nada ilustrativo.
Agora que já tem uma página no Facebook, o desafio será atrair seu público. Tente sempre atualizá-la. Quanto mais gente curtindo e compartilhando, mais você conseguirá colocar seu negócio em evidência. E essa é uma das intenções, não?

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