Image

QUICK CONTACT

A importância de ter um site funcional para Smartphones

Image

A importância de ter um site funcional para Smartphones

May 23, 2016

Atualmente 81,5 milhões de brasileiros já acessam a internet pelo smartphone.

Sabendo disso, é até difícil entender como algumas empresas ainda não possuem um site responsivo – isto é, um site que mantém seu design e sua funcionalidade adequada, independente do dispositivo em que o usuário o utiliza.

Observado essa necessidade, atualmente a maioria dos temas comercializados, principalmente os do WordPress, já são responsivos.

Isso é ótimo, principalmente para desenvolvedores e/ou empresas que ainda estão começando a se aventurar pelo meio digital. Mas ainda assim alguns detalhes devem ser observados.

Um usuário que está acessando a internet pelo smartphone possui uma série de características e necessidades especificas, que são totalmente diferentes daquelas de usuários que acessam a internet pelo desktop, por exemplo.

Por isso separamos para vocês os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de construir um site funcional para smartphone e conseguir atingir o maior número possível de pessoas.

  1. Coloque apenas o necessário

Os usuários de smartphones, quando acessam a internet, geralmente estão à procura de alguma informação ou funcionalidade rápida e prática.

Sabendo disso, é muito importante manter apenas as informações e botões realmente necessários. Evite, a todos os custos, propagandas e banners secundários.

 

responsive_website

 

  1. Deixe as chamadas bem claras

Crie botões chamativos e bem claros sobre o que se tratam, assim os usuários poderão, quase que instintivamente, saber para onde aquele determinado botão vai os levar.

Isso é super importante para diminuir a taxa de rejeição – isto é, a quantidade de usuários que entram no seu site mas saem sem realizar nenhum ação.

 

  1. Fique atento aos formulários

Formulários de contato e coleta de e-mails, geralmente são os maiores problemas quando se trata em deixar um site funcional para smartphone.

Isso porque eles sempre “quebram” na largura reduzida da tela de smartphone, ou ficam grandes ou pequenos demais.

Uma forma de se evitar isso é utilizar aplicativos e plug-ins de qualidade, que já contam com essa funcionalidade de se adaptarem aos dispositivos móveis. Bons exemplos são o Caldera Forms (para formulários de contatos) e Optin Forms (para formulários para coleta de e-mails).

 

  1. Imagens

Geralmente as imagens, quando utilizadas em temas responsivos, se ajustam sozinhas ao layout do site no smartphone, mas é sempre bom estar atento e testar todas as imagens do seu site antes de publicá-lo.

Caso algumas imagens ainda fiquem quebradas, pode ser necessário a alteração de dados no código CSS do site, o que deve ser feito apenas por profissionais especializados.

Homepage-and-newsletter-in-situ

 

  1. Tenha uma chamada principal

Imagine que os usuários de smartphones geralmente estão no ônibus, salas de espera ou mesmo andando na rua, e por isso precisam saber em poucos segundos o que deve ser feito dentro do seu site.

Mesmo que o seu site tenha vários funcionalidades e objetivos, escolha uma ação que você deseja que o usuário faça e crie uma chamada para ela. Essa chamada pode ser um botão ou um formulário de contato.

 

5+Best+Practices+for+Designing+a+Perfect+Mobile+Commerce+Call-to-action

Se achar viável, também podem ser usadas duas chamadas: uma no início e outra no final da página.

 

  1. Experiência do Usuário

De forma geral, tudo o que falamos até aqui poderia ser resumido em uma única frase: garantir uma boa experiência do usuário.

Ao desenvolver ou adaptar um site para smartphone, tenha em mente que o usuário quer uma solução para o seu problema, e não perder tempo tentando entender onde está ou que deve fazer.

Para se ter uma ideia, estudos apontam que usuários demoram, em média, 15 segundos para decidir se continuam ou não em determinado site.

Isso significa que 15 segundos é o tempo que você tem para convencer o usuário de que vale a pena continuar naquele site e que o problema dele será resolvido – tudo isso de forma simples, intuitiva e amigável.

. . .

Existem vários sites gratuitos que podem tentar a responsividade do seu site para smartphones. Um deles é o PageSpeed Tools, do próprio Google.

Entender a importância de ter um site funcional para smartphone e responsivo é o primeiro passo para atrair mais visitantes ao seu site. O próximo passado é saber como se comunicar e conquistar esses visitantes.

Não sabe como fazer, ou precisa conversar com um especialista? Entre em contato agora mesmo com a Vizu Digital.
Ficaremos felizes em ajudá-lo! 🙂

Quer ter mais resultados digitais?

Nós somos uma equipe multidisciplinar, aprendemos nos últimos anos como criar impacto em diversos negócios utilizando a tecnologia e meios digitais, cada cliente é importante para nós e gostamos de obter resultados que surpreender nossos clientes gerando ainda mais negócios online.

Entre em contato
0220be58ab81947f918dd38b1e1d5fe9<<<<