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3 sinais de que você está fazendo algo errado com as Redes Sociais da sua empresa

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3 sinais de que você está fazendo algo errado com as Redes Sociais da sua empresa

December 9, 2016

Ter uma conta no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn é algo comum para a maioria das pessoas que acessam a Internet. Isso não é novidade para ninguém. Mas será que ter o conhecimento de um usuário comum é o suficiente para fazer com que as páginas de uma empresa nas redes sociais sejam um sucesso?

Nem precisa ser muito esperto para saber que a resposta é não. Com uma competição cada vez mais acirrada no mundo corporativo, é preciso ter muito cuidado para que as redes sociais representem mais problemas do que soluções para as empresas. Para entender melhor esse aspecto, vou citar o exemplo de um laboratório que precisou cancelar uma campanha que pretendia dar um tom humorístico às cólicas menstruais.

Se não tiver profissionalismo e bom senso, a divulgação de atividades pelas redes sociais pode causar sérios problemas para a imagem de uma organização. Para evitar esse tipo de problema, serão mencionados três aspectos que interferem negativamente na gestão de páginas de empresas nas mídias sociais.

Falta de planejamento

3 sinais de que você está fazendo algo errado com as Redes Sociais da sua empresa

Cuidar de uma página de uma empresa no Facebook não é brincadeira. Tenha convicção de que é necessário ter muito estudo e sensibilidade para elaborar uma boa estratégia. Antes de montar o planejamento, é interessante ter uma política de gestão das mídias sociais que contemple toda a organização.

Dessa forma, fica mais fácil não apenas mostrar para o público interno a importância de uma postura adequada nas mídias sociais, mas também criar parâmetros para que as publicações sobre a empresa sejam feitas com qualidade e sensatez.

No planejamento, é essencial fazer uma diferenciação entre as redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras). Postar o mesmo conteúdo em todas nem sempre é a melhor alternativa. Pense no perfil do público de cada uma delas antes de preparar o material de divulgação. Com bom gosto, a criatividade pode fazer a diferença no engajamento dos seguidores.

Publique o necessário, mas com periodicidade

Diante do potencial das redes sociais, algumas organizações acabam querendo aparecer mais do que o necessário. Por causa disso, optam por publicar posts que não têm relevância para o público-alvo, o que é ruim para a imagem da instituição.

Também não é positivo ficar muito tempo sem fazer nenhum tipo de divulgação pelas redes sociais. Imagine que você trabalha numa empresa que atua no setor de desenvolvimento de software e optou por criar uma página no Facebook.

Por questões estratégicas, a lista de produtos oferecidas ao cliente é limitada. Então, não é interessante ter posts apenas abordando os serviços da empresa. Nesse caso, uma boa alternativa é abordar temas que tenham relação com o seu negócio, como segurança da informação, linguagens de programação, entre outros.

Com esse artifício, é possível mostrar para o público que a organização está antenada com as principais tendências do mercado e pretende criar uma relação positiva com os fãs nas redes sociais.

Não respeitar o público

Achar que as mídias sociais têm o mesmo funcionamento de uma televisão – onde a comunicação segue um sentido único – é o maior erro que uma corporação pode cometer. É fundamental interagir com os internautas. Caso contrário, a imagem da empresa vai ser afetada negativamente devido ao comportamento inadequado.

Apagar e ignorar os comentários negativos não é uma medida correta, porque mostra arrogância e falta de capacidade de diálogo. Responder de forma ríspida e com agressividade também é uma postura equivocada. É muito constrangedor para uma organização ou personalidade ser mencionada na mídia, porque está “batendo boca” com um fã pelas redes sociais.

Outro erro que precisa ser evitado, ao máximo, é a demora para responder uma demanda proveniente de uma mídia social. O recomendado é responder o mais rápido possível, preferencialmente, no mesmo dia. Não tratar adequadamente as críticas e as sugestões do público não é a postura ideal atualmente.

As redes sociais devem ser utilizadas para serem um excelente canal de comunicação com os clientes. Com uma boa gestão, elas vão ajudar os resultados da empresa serem ainda melhores.

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