Image

QUICK CONTACT

23 coisas que você deveria considerar na hora de fazer um vídeo de conteúdo

Image

23 coisas que você deveria considerar na hora de fazer um vídeo de conteúdo

July 28, 2016

Fazer um vídeo é um recurso muito interessante para promover uma empresa. Campanhas promocionais e apresentação de atividades institucionais são exemplos de como essa ferramenta pode ajudar a construir uma imagem positiva de uma corporação junto ao público.

Com a intenção de tornar o vídeo uma poderosa arma de marketing, vamos abordar ações que podem ser feitas para que os resultados sejam os melhores possíveis.

09– Pense no tempo de duração de exibição. Não adianta fazer um vídeo que dure cinco minutos, se o conteúdo relevante a ser apresentado não abrange nem metade desse tempo.  É possível fazer diferentes versões de um vídeo para satisfazer determinados segmentos do público-alvo.

– Também é válido analisar em que plataforma esse material poderá ser visualizado. O ideal é que possa ser visto com facilidade tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

–  Nunca esqueça do poder do Facebook, Instagram, Snapchat o Twitter. Eles podem contribuir para alcançar o público, principalmente, o mais jovem. Procure fazer um vídeo que possa ser bastante compartilhado nas redes sociais.

–  Para aumentar o poder de difusão do material, é fundamental valorizar outros recursos, como o site da instituição e o YouTube.

– Outra ação que ajuda na divulgação é enviar um e-mail para uma lista de contatos, possibilitando a visualização do vídeo por meio de um link. Blogs e sites de terceiros também podem ajudar nessa tarefa.

–  É interessante avaliar se o vídeo é o melhor recurso para se comunicar com o seu público, em determinado momento. Dependendo do contexto, é mais interessante apresentar um artigo ou um comunicado sobre um assunto do que fazer um vídeo.

– Com o foco em fortalecer a marca, o vídeo precisa proporcionar uma experiência divertida e envolvente. Dessa forma, será mais fácil fazer o público ter uma associação positiva e memorável da corporação.

– Procure manter um equilíbrio sobre os recursos a serem empregados no vídeo. Não adianta ter um texto maravilhoso, se as imagens utilizadas e os sons estão com uma qualidade abaixo do esperado. Imagine que o telespectador é exigente e gosta de vídeos perfeitos.

– Trate o público com respeito. Se o seu vídeo tem um tom mais educativo ou emocional, não subestime a inteligência dos telespectadores. É preciso ter uma linguagem acessível e utilizar as imagens com bom senso. Isso influencia na visão das pessoas em relação a uma marca.

– Mostre que o seu vídeo tem utilidade para o público. Aponte os benefícios do seus serviços e produtos para os consumidores. Com um conteúdo verdadeiro, o material vai agregar mais valor à corporação.

O4WHN70–  Um detalhe interessante é pensar no equipamento disponível para gravar as imagens. Se quer fazer algo de grande qualidade, é preciso investir em câmeras e em equipamentos de iluminação e som com boa aceitação no mercado.

– Também é necessário contar com um bom software de edição. Essa ferramenta é essencial para o vídeo estar perfeito para a exibição.

– Antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso contar com uma equipe com grandes conhecimentos em produção, gravação, edição e divulgação do vídeo. Dessa forma, os resultados pretendidos poderão ser alcançados com mais facilidade.

–  Tenha em mente que o seu vídeo faz parte de uma estratégia de conteúdo. Ou seja, pense na contribuição que esse material vai proporcionar para a marca, considerando todas as ações de comunicação realizadas. Conhecendo a história e a postura da instituição fica mais fácil fazer um projeto mais integrado com os objetivos institucionais.

– Procure fazer um texto com frase concisas e com um vocabulário de fácil compreensão. Isso é muito importante, principalmente, quando o vídeo é feito para o público em geral.  Evite, ao máximo, os jargões técnicos.

– O conteúdo do seu roteiro deve ser natural e espontâneo. Leia o texto em voz alta várias vezes. Assim, fica mais fácil identificar os trechos que podem ser melhorados e minimizar os erros.

–  Qual é o momento certo de postar os vídeos nas redes sociais ou de promover a veiculação na TV? É preciso ter sensibilidade para saber a hora adequada de lançar uma campanha. Do contrário, o resultado vai ser muito aquém das expectativas.

–  Para o seu vídeo ser muito visto na Internet, é válido fazer uma transcrição utilizando a técnica de SEO. Essa iniciativa ajuda os motores de busca (Google, Bing, entre outros) a localizar o material.

– Não é viável fazer um vídeo sem imaginar o comportamento do público-alvo. É preciso conhecer as preferências dos consumidores e onde eles gostam de ficar mais tempo online.

– A criatividade não pode ficar de fora do seu vídeo. Procure sair do mais do mesmo tanto no texto quanto nas imagens e no áudio. Fazer um material atraente pode fazer toda a diferença no resultado final.

–  Se tiver condições, utilize recursos interativos e tecnologias para fazer com que os telespectadores tenham a sensação de participar da história apresentada no vídeo. Dessa forma, é possível criar um maior envolvimento com a mensagem e os valores da marca.

– Seja detalhista com o roteiro. Tenha a convicção de que o conteúdo esteja totalmente alinhado com o objetivo do vídeo. Qualquer frase ou imagem desconexa pode prejudicar o entendimento do público e o impacto pretendido.

– Por último, seja realista com o orçamento.  Os recursos financeiros devem ser empregados de maneira inteligente, para que a qualidade do vídeo seja a melhor possível. Não adianta gastar muito dinheiro com um artista renomado, se não há equipamentos para gerar imagens e áudios adequados.

Destaque

Inegavelmente, é necessário ter muito trabalho para fazer um vídeo que destaque a sua marca em relação à concorrência. Além de uma boa estratégia de marketing, é essencial ter um conteúdo atraente, equipamentos de ponta e uma equipe qualificada e unida com foco em resultados. Inteligência, sensibilidade, criatividade e bom senso também não podem ficar de fora da sua receita de sucesso.

Quer ter mais resultados digitais?

Nós somos uma equipe multidisciplinar, aprendemos nos últimos anos como criar impacto em diversos negócios utilizando a tecnologia e meios digitais, cada cliente é importante para nós e gostamos de obter resultados que surpreender nossos clientes gerando ainda mais negócios online.

Entre em contato
3511d87f9b2321831d8e84072e4c7af7+++++++++++++++++++++++++++++++