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10 principais problemas das redes sociais para as empresas e os resolvendo

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Resolvendo os 10 principais problemas das redes sociais para as empresas

July 11, 2016

Qualquer negócio só dá certo quando a empresa investe onde seus clientes estão. E nada melhor do que as redes sociais para isso. As estimativas mostram que há mais de 2,3 bilhões de usuários ativos em sites como Facebook, Twitter e Instagram. Isso representa quase um terço da população mundial.

Portanto, qualquer profissional de Marketing precisa se especializar em alcançar mesmo que uma pequena parcela desse público. O retorno sobre investimento (ROI, da sigla em inglês) nessas redes é impressionante. Mas não pense que basta simplesmente criar uma conta que a mágica acontece.

É preciso estratégia. Do contrário, você não vai conseguir conquistar a atenção desses possíveis consumidores. É por isso que separamos uma lista com os dez principais erros cometidos por marcas e empresas nessas redes. E saiba também como fazer para evitá-los. Confira!

1. Falta de interação com o público

Como dito antes, ter uma conta em uma rede social só terá o efeito previsto se você interagir com seus seguidores e fãs. O maior desafio atual dos marqueteiros é conseguir essa façanha de forma individual e pessoal.

Seu público precisa sentir que você está falando diretamente para ele, como um amigo ou alguém da família. Portanto, é necessária maior interação. Para isso, tente responder a comentários e mensagens de cada um na sua página.

Como resolver esse problema:

Existem diversas ferramentas que ajudam nessa tarefa. No Facebook, isso fica fácil, já que é uma rede muito interativa na sua essência. Já no Twitter, você pode investir no Respond, Mention, ou no TweetDeck. O importante é o foco no atendimento ao cliente por vias digitais.

Tente corresponder às expectativas dessas pessoas. Quando fizerem um elogio, agradeça e mostre a importância desse feedback. Em caso de reclamação, encaminhe para os responsáveis encontrarem uma forma de solucionar o problema.

2. Estratégia equivocada de Marketing de redes sociais TLSS5-150ppp

Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Mas, sem uma estratégia específica, qualquer publicidade vai por ralo abaixo. Nas redes sociais, não poderia ser diferente. Um plano de redes sociais seria como um mapa que te ajuda a chegar onde deseja. Mesmo que você faça paradas e mude um pouco a rota no caminho, é preciso sempre dessa base para alcançar seu objetivo final.

Como resolver esse problema:

Você não precisa se debruçar no papel por semanas ou meses para desenvolver essa estratégia. O importante é pensar em três fatores essenciais para essas redes:

  •  Por que estou nas redes sociais: Os porquês sempre ajudam a definir e explicar muita coisa. Essa reflexão pode te economizar um tempo precioso que poderia ser gasto em conteúdos mais específicos. Identifique o seu objetivo e intenção nas redes.
  • Como posso ser bem-sucedido: O próximo passo é delinear como isso será feito. Você pode ter um canal específico, ou fazer anúncios pagos, criar imagens e vídeos ou parceria com afiliados.
  • Como posso medir esse sucesso: Tente quantificar seus resultados nas redes sociais. Defina sua meta e o que você gostaria de conquistar em determinados dias, semanas, meses ou anos. Saber qual seu foco te dará melhor suporte para as atividades do dia a dia.

3. Uma queda drástica no alcance orgânico

No auge do crescimento das estratégias com mídias sociais, em 2012, o alcance orgânico era estratosférico. No entanto, as coisas mudaram. E muitos tiveram que mudar suas táticas para conseguir essa façanha.

Como resolver esse problema:

Uma alternativa a essa redução é aderir aos posts pagos. No Facebook, é possível impulsionar sua publicação por R$ 1 por dia. É um valor ínfimo diante do alcance que se consegue. O mesmo acontece no Twitter. Com isso, você consegue aumentar o seu público.

Não ter um conteúdo consistente

Gerenciar redes sociais exige um trabalho em tempo integral. E um dos principais desafios desse profissional é manter a criatividade e originalidade nas suas publicações.

E as tarefas nunca terminam: é preciso criar, agendar, monitorar, responder, atualizar. Enfim, há uma infinidade de atividades apenas dentro das redes sociais. Isso obriga esses marqueteiros a otimizarem seu tempo.

Como resolver esse problema:

Além da criação de conteúdos básicos e ideias básicas, é importante monitorar essa aceitação. No Facebook, existem os mecanismos próprios para isso. Você ainda pode aderir ao Buzzsumo ou Quora, que são ferramentas eficientes para acompanhar e medir esses textos, imagens ou vídeos.

5. Focar na quantidade e não na qualidade08

Sabe aquele ditado de que qualidade é melhor que quantidade? Em redes sociais, isso não poderia estar mais certo. Muita gente foca em postar várias coisas ao longo do dia, de maneira bem simples.

Mas essa tática pode estar um pouco equivocada. Muitas páginas que têm menos conteúdo nas redes sociais conseguem um retorno maior.

Como resolver esse problema:

A melhor forma de encontrar o equilíbrio é pensar e casa post ou conteúdo como único. Imagine que, com aquelas poucas palavras, você terá que alcançar seu objetivo final. Isso te ajudará a se concentrar na criação de algo que realmente seja eficiente.

6. Não conseguir aumentar seu público

Muitos acreditam que criar conteúdos excelentes fará com que as pessoas automaticamente comecem a acompanhar seus canais na Internet. Isso é um erro. Se você não começar a se autopromover, não obterá sucesso nisso.

Como resolver esse problema:

O Composto de Marketing costuma funcionar muito bem nas redes sociais. A ideia é que uma pessoa no Twitter ou Facebook tem 100 amigos, e cada um desses tem outras centenas e assim sucessivamente. Mesmo que apenas 5% dessas pessoas compartilhem, o alcance total será surpreendente.

Mas, para que esses compartilhamentos ocorram, é necessário que você busque efetivamente alguém que possa ser beneficiado com seus posts. Há algumas formas de ter sucesso nessa empreitada:

  • Mandar e-mails para seus amigos, familiares e colegas de trabalho;
  • Mensagens diretas a líderes de opinião, que possam influenciar outros;
  • Aderir a grupos no LinkedIn e fóruns de outros nichos de mercado;
  • Replicar conteúdos da imprensa;
  • Fazer perguntas e responder comentários no Quora.

7. Não encontrar formas de incentivar o compartilhamento

Um dos maiores desafios das redes sociais é conseguir que as pessoas repliquem seu conteúdo. Portanto, é importante criar uma rotina criativa, ou seja, uma tática para quando os resultados estão caindo.

Como resolver esse problema:

Pense em compartilhar primeiro pensando seu público. Será que você compartilharia aquilo como consumidor e usuário de rede social? Se responder não, já sabe que deve mudar algo. As pessoas costumam replica algo que tenha valor para elas.

De acordo com levantamento do New York Times, os temas preferidos delas são:

  •  Boas histórias;
  •  Algo que os faça parecer inteligentes e sofisticados;
  •  Usar apelo emocional.

8. Não acompanhar os dados

Há alguns anos, o acesso a dados de redes sociais era bem precário. No entanto, hoje em dia, isso mudou bastante. Existem diversas ferramentas voltadas para essa tarefa de acompanhamento que são obrigatórias para o profissional de Marketing.

Como resolver esse problema:

Uma maneira básica de fazer esse controle é criar planilhas de Excel com cada um dos canais de mídias sociais que são gerenciados. Isso te ajudará a acompanhá-los regularmente. Assim, dá para fazer estratégias mais voltadas para os resultados.

9. Não criar conteúdo visual e gráfico de qualidade

Os elementos visuais e gráficos são o segundo principal motivo de sucesso nas redes sociais depois de um conteúdo de qualidade. Imagens, gifs ou vídeos são 40 vezes mais compartilhados do que os demais tipos. Portanto, investir nisso é uma boa ideia.

Como resolver esse problema:

Você pode aderir aos bancos de imagens ou criar algo original. Há diversas fontes para isso. Tente também customizar suas fotos com programas como  Pablo ou Canva.

10. Focar em coisas que não sejam importantes

Outro engano comum é atirar para todos os lados. Isso faz com que você dê atenção para algumas coisas que não são tão fundamentais. Mas, para que você tenha mais envolvimento de seu público, é importante que eles saibam que tipos de conteúdo poderão encontrar no seu canal.

Como resolver esse problema:

É fácil solucionar essa questão. Basta focar em táticas que garantam um processo crescente. E tente mantê-la sempre. Não importa o que aconteça. É assim que você conseguirá ressaltar apenas o que for crucial.

Conheça mais sobre todos os seus canais, seu público, e seu nicho de mercado. Assim, poderá criar estratégias que sejam mais focadas em conteúdos. Isso é importante para evitar esses problemas que mais atingem as redes sociais das empresas.

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